Sala do Futuro inaugurada na Escola D. João II em Santarém

Em Educação/Região

A Escola EB 2, 3 D. João II inaugurou esta quinta-feira, 26 de setembro, o Ambiente Educativo Inovador (Sala do Futuro), no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT.

Uma cerimónia que contou com as presenças de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, de Inês Barroso, vereadora da Educação da Câmara de Santarém, António Torres, primeiro-secretário da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, e Adélia Esteves, diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Júlio Rodrigues, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, professores, alunos e entidades civis e militares.

Estes espaços estão equipados com computadores, tablets, quadros e mesas interativos, impressoras 3D, Kits de robótica, equipamento de áudio e vídeo.

Criada pela European Schoolnet, the Future Classroom Lab (SAF) é um ambiente de aprendizagem inspirador localizado em Bruxelas, que desafia os seus visitantes a repensar os papéis da pedagogia, tecnologia e design das salas de aula, permitindo o desenvolvimento da autonomia tanto para os alunos como para os professores, a aprendizagem multidisciplinar e o reforço da autoconfiança.

Esta sala está dividida em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar, as quais permitem que os alunos aprendam num ambiente mais dinâmico, onde se estimula a interdisciplinaridade e a articulação curricular entre as diferentes matérias das diversas disciplinas.

As Salas do Futuro têm como objetivos, “a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*