Salvaterra de Magos encerra Jornadas de Cultura em Glória do Ribatejo

Em Ribatejo Cool

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai lançar no próximo domingo, 29 de setembro, a 6.ª edição da Revista Magos, este ano dedicada às Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória.  

Trata-se de uma revista anual e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, que desde o primeiro número assumiu estrategicamente uma função de defesa, estudo, preservação e divulgação da história local e do património cultural concelhio, contando com a colaboração de vários investigadores, historiadores e académicos.

Este número dá destaque à importância das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, festividades cuja génese remonta à Idade Média, século XIV, testemunho vivo da tipicidade da cultura gloriana.  

Ao mesmo tempo, será lançada a reedição de “O falar da Glória do Ribatejo”, da autoria de Idalina Serrão Garcia, (numa parceria da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho), obra há muito esgotada e um importante documento de divulgação da identidade e memória social da comunidade local, que certamente contribuirá para enriquecer o projeto de classificação dos bordados típicos de Glória do Ribatejo como património imaterial nacional, que está a ser desenvolvido pelo Município de Salvaterra de Magos em parceria com a Universidade de Évora e em estreita colaboração com associações e entidades locais.  

Será também realizada, por parte da Câmara Municipal, uma homenagem e reconhecimento público a Margarida Damião, de 88 anos, fonte viva de sabedoria popular e representante genuína da identidade e da cultura de Glória do Ribatejo. Na ocasião será apresentada a exposição “Ti Margarida – Uma Mulher Gloriana”.

As iniciativas decorrem na Casa do Povo de Glória do Ribatejo, pelas 15h30, e marcam o encerramento da 6.ª edição das Jornadas de Cultura, levadas a cabo pela Câmara Municipal entre 13 e 29 de setembro.    

Encarrega-me o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, de convidar para as iniciativas que terão lugar no dia 29 de setembro, no âmbito das Jornadas de Cultura 2019, adiantando desde já que será uma honra poder contar com a vossa presença.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início