Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Santarém promove conferência sobre Testamento Vital

Em Região/Saúde

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e/ou Dependentes de Santarém – CMPPID promoveu esta sexta-feira, 27 de setembro, a Conferência “Testamento Vital – Diretivas Antecipadas de Vontade”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. A iniciativa contou com as intervenções de Rui Nunes, catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Presidente da Associação Portuguesa de Bioética, e de António Folgado, Médico de Cuidados Paliativos da LInQUE – Cuidados Paliativos em Casa e da APCP – Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. A moderação esteve a cargo de Marta Oliveira, enfermeira do Hospital Distrital de Santarém.

Esta iniciativa pretendeu promover a informação aos técnicos das instituições de apoio aos idosos, das instituições de saúde e comunidade em geral sobre esta ferramenta criada e disponível para o cidadão, sublinhando as suas vantagens e modo de execução.

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) é um sistema de informação desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que possibilita a receção, registo, organização e atualização de toda a informação e documentação relativas ao documento de diretivas antecipadas de vontade e à procuração de cuidados de saúde, para todos os cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal.

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e/ou Dependentes de Santarém, abrange todos os idosos do Município de Santarém com idade superior ou igual a 65 anos e/ou pessoas em situação de dependência, independentemente da idade. 

A CMPPID de Santarém tem como membros o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, um representante de cada freguesia e uniões de freguesia do concelho de Santarém, a GNR- Guarda Nacional Republicana, o HDS – Hospital Distrital de Santarém, representantes das instituições de Apoio às Pessoas com Deficiência, representantes das instituições de Apoio às Pessoas com Doença Mental, representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Instituto da Segurança Social, representantes das Misericórdias, PSP – Polícia de Segurança Pública e Tribunal de Santarém.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início