Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioDesportoMais de 300 atletas encheram as ruas do Cartaxo na Corrida das...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Mais de 300 atletas encheram as ruas do Cartaxo na Corrida das Vindimas

As três primeiras atletas a chegarem à meta.

A quarta edição da Corrida das Vindimas, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo e a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével, percorreu as ruas do Cartaxo no sábado, dia 28 de setembro. A prova noturna incluiu dois percursos – 10 Km corrida e 5 Km caminhada –, e contou com a professora Sofia Cruz para o aquecimento que foi feito ao ritmo da Zumba e garantiu diversão desde o primeiro minuto.

Os três primeiros atletas a cortar a meta da competição geral.

Na corrida, prova de competição, Erwin Vanderplanke, atleta belga a viver há um ano em Portugal, cortou a meta aos 32:26,652 sagrando-se vencedor da geral, seguido de Pedro Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica, com 34:41,204, na terceira posição ficou Miguel Mascarenhas, também do Sport Lisboa e Benfica, com 34:41,793. Andreia Ferrum foi a primeira atleta feminina, completando a prova em 38:51,473, seguida por Abigail Santana, que terminou em 40:03,536, a terceira da geral feminina foi Cátia Nascimento, do Correr Lisboa, com 42:01,768.

O tiro de partida para os 5 km de caminhada

Os 5 Km de caminhada foram percorridos por cerca de duas centenas de pessoas de todas as idades e os 10 Km Corrida contaram com cento e trinta atletas inscritos.

Pode consultar os resultados na íntegra AQUI

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deu a partida para a caminhada e acompanhou os grupos de amigos e as famílias que fizeram da caminhada um momento para estar juntos, percorrer as ruas do Cartaxo e promover a prática de atividade física.

Para o autarca “esta prova é um contributo para a promoção de estilos de vida mais saudáveis, mas também um momento em que a nossa comunidade pode estar junta e criar laços, em que homenageamos o trabalho desenvolvido pelas nossas escolas de atletismo, como a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo ou a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével que estão connosco na organização. Os resultados de excelência obtidos pelos atletas destas escolas e a importância daqueles que no atletismo, levaram o Cartaxo a pódios nacionais e internacionais, estão também na génese desta prova”.

Os 10 Km de corrida de competição contaram com 130 inscritos – em 2018 tinha contado com 127 inscritos –, o que “por um lado mostra que ao fim de quatro anos temos atletas que já colocaram a prova nos seus calendários de treino e voltam ao Cartaxo, mas, por outro lado, este número diz-nos que há ainda muito trabalho a fazer na sua divulgação junto de escolas de atletismo, clubes e grupos de corrida, para que a prova possa crescer e consolidar-se”.

O presidente da Câmara agradeceu “a todos os parceiros que tivemos nesta organização. A área de Desporto do município contou com imenso apoio, das forças de segurança, do corpo de Bombeiros Municipais, dos muitos voluntários que vieram de todas as nossas freguesias, das empresas e instituições que patrocinaram, com destaque para a Adega do Cartaxo que nos deu a honra de ser o patrocinador principal e de muitas pessoas anónimas que apoiaram os trabalhadores do município apenas pelo prazer de ajudar à realização da prova”. O autarca elogiou ainda a compreensão de todos aqueles que viram a sua mobilidade condicionada devido à necessidade de libertar algumas vias de circulação automóvel, para que “a prova se pudesse realizar. É um incómodo que, em coordenação com a PSP, tentámos reduzir ao mínimo, mas sem o qual o Cartaxo não pode organizar qualquer prova deste tipo”.

IV Corrida das Vindimas começou e terminou em ambiente de festa

A Câmara Municipal voltou a integrar a IV Corrida das Vindimas nas Comemorações do Dia Mundial do Coração que se iniciaram com a Praça 15 de Dezembro a receber a Feira da Saúde ao longo de todo o dia. Na Feira da Saúde estiveram presentes dezenas de empresas, instituições públicas e privadas, associações e coletividades do concelho, que ali apresentaram os seus serviços e produtos, ofereceram rastreios gratuitos à população ou ofereceram o programa desportivo e cultural.

Terminadas as subidas ao pódio dos três primeiros classificados em cada um dos escalões masculinos e femininos, atletas e caminhantes celebraram a noite de sábado ao som do DJ Bruno Vintém que, no espaço de Street Food, deu música à Noite da Juventude.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar