É já hoje que o Festival Materiais Diversos chega ao Cartaxo

Em Ribatejo Cool

O Festival Materiais Diversos chega hoje ao Cartaxo com várias propostas de espetáculos de dança, teatro e música que convidam à participação de toda a população.

No ano em que comemora a sua 10.ª edição, o Festival Materiais Diversos mantém o nível a que já habituou o seu público e chega já hoje ao Cartaxo com uma intensa agenda para promover as artes performativas junto da comunidade local.

São dez os eventos que, divididos por cinco palcos (Galeria Municipal José Tagarro, Centro Cultural do Cartaxo, Mercado Municipal do Cartaxo, Praça de Touros e Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense), estarão à disposição do público do Cartaxo.

Antes de chegar ao Cartaxo, o Festival passou por Minde e Alcanena nesta edição que é a primeira em modelo bienal, depois de nove edições anuais.

Entre os diversas exposições e espetáculos que pode ver no Cartaxo, destaque para a exposição Selva Coragem, na Galeria José Tagarro, uma criação interdisciplinar do Teatro do Frio, que articula arte sonora, escrita dramatúrgica e performance com perspetivas de sustentabilidade, biodiversidade e qualidade de vida no tecido urbano.

A inauguração desta exposição acontecerá hoje, pelas 19:00, e é grande a expectativa, tendo em conta que foi construída utilizando também plantas da comunidade.

Na área da dança, destaque para apresentação de Margem, do coreógrafo Victor Hugo Pontes, vencedor do prémio de Melhor Coreografia da Sociedade Portuguesa de Autores, no dia 3 de outubro, pelas 21:30, no Centro Cultural do Cartaxo.

Ainda na área da dança, o espetáculo Don’t be Frightened of Turning The Page, de Alessandro Sciarroni, criador italiano vencedor de um Leão de Ouro na Bienal de Veneza, terá a sua estreia nacional no Cartaxo, no dia 5, às 18:30, na Praça de Touros.

Também a 5 de outubro, pelas 21:30, no Centro Cultural do Cartaxo, a coreógrafa e bailarina Ana Rita Teodoro apresenta FoFo, espetáculo que, na fase de criação, incluiu duas oficinas de pesquisa com adolescentes, no Centro Cultural do Cartaxo e na Escola Secundária de Alcanena.

A pensar no público mais jovem, o Festival apresenta o espetáculo Sublinhar, de Marta Cerqueira. Esta coprodução da Materiais Diversos, que subirá ao palco da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, terá duas sessões para escolas no dia 4 de outubro, às 10:30 e às 14:00, e uma para famílias no dia 5, às 11:00.

O Mercado Municipal do Cartaxo acolherá os dois espetáculos musicais do Festival, que resultam de uma parceria com o Festival Bons Sons, com They Must be Crazy, no dia 4, e Dj Maboku, no dia 5, que marcará o encerramento desta 10ª edição.

Em frente ao Centro Cultural do Cartaxo, na rua 5 de Outubro, encontrará o Ponto de Encontro, cuja festa de abertura está marcada para hoje, às 18:00. Trata-se de um lugar central de convívio entre todos os que fazem o Festival Materiais Diversos. O público, as equipas, os artistas e outros profissionais, assim como a comunidade local e os visitantes, podem encontra-se neste lugar concebido como um espaço para estar e relaxar, com um pequeno bar e livraria.

Serão cinco dias intensos, preenchidos com uma grande diversidade de oferta cultural, que chegará, por certo, a todos os públicos do Cartaxo.

A parceria do Município com a Associação Materiais Diversos

Desde 2013 que o Município do Cartaxo tem vindo a celebrar acordos tripartidos com a DGartes e a Associação Cultural Materiais Diversos, sendo o último um acordo de parceria com esta Associação. Estes acordos pretendem contribuir para a diversidade da oferta cultural no concelho, facultando assim aos seus habitantes acesso à linguagem da dança e artes performativas no geral, procurando alcançar o objetivo de formar novos públicos nesta área artística.

São objetivos comuns do Município e da Associação Cultural Materiais Diversos:

– Reforçar o desenvolvimento e envolvimento de públicos no concelho do Cartaxo;

– Aprofundar a colaboração com as instituições, escolas e associações locais,

– Potenciar a valorização e dinâmica do Centro Cultural do Cartaxo;

– Mapear e contribuir para a qualificação e a visibilidade dos artistas locais e da região;

– Atrair novos públicos de fora do concelho;

– Trazer visibilidade e recursos para a atividade cultural no concelho do Cartaxo;

– Promover a formação e investigação em articulação com instituições de ensino superior.

Ao longo de todo o ano, no âmbito das artes performativas, a Associação Cultural Materiais Diversos desenvolve um programa de residências artísticas. Este programa apoia a criação e a investigação artísticas, e investe no desenvolvimento sustentado do programa que tende para o Festival Materiais Diversos, assim como no desenvolvimento de públicos.

Os artistas são convidados a partilhar, da forma que entenderem adequada, processos, materiais e conceitos com vista ao desenvolvimento de públicos para as artes – ensaios abertos, apresentações informais, antestreias, oficinas, leituras e visionamento de filmes.

No Cartaxo, as residências podem ser realizadas em vários locais, mas o seu epicentro é o Centro Cultural do Cartaxo, que assim tem oportunidade de oferecer ao público, com entrada livre, o acesso a estas atividades. Em 2018, foram oito as residências no Cartaxo, e em 2019, até ao momento, contam-se duas. 

Na sequência desta parceria, muitos alunos e professores de escolas de vários níveis de escolaridade, bem como alunos das várias escolas de dança do concelho, têm vindo a ter acesso a oficinas e workshops que envolvem dança, filosofia, performance, tendo estas atividades registado cada vez mais interesse e adesão. No ano passado, cerca de 250 crianças e jovens estiveram envolvidos em workshops no âmbito desta parceria.

Elvira Tristão, vereadora com o pelouro da Cultura, destaca a importância da presença do Festival no Cartaxo: “A relevância da parceria estabelecida com a Materiais Diversos vai muito para além da presença efetiva do Festival, que, por si só, tem um enorme valor, tendo em conta a oferta diversificada, gratuita ou a baixo custo, que põe à disposição da nossa comunidade, assim como as pessoas que atrai ao concelho. Destaco, no entanto, o trabalho que é feito ao longo de todo o ano, envolvendo os nossos jovens, as nossas escolas, as nossas coletividades, criando novos públicos e abrindo novas oportunidades de aprendizagem e valorização a toda a comunidade local”.

Em outubro de 2019 todo este trabalho tem o seu corolário no Festival Materiais Diversos, com algumas estreias absolutas de diversos espetáculos e eventos para todos os públicos, na área da dança, performance e música.

Entre Minde, Alcanena e Cartaxo, esta 10ª edição conta com 17 espetáculos de criadores e companhias portugueses e estrangeiros, cinco em estreia absoluta e quatro em estreia nacional, uma exposição e três ações de participação, mais de 20 conversas e debates com o público e quatro momentos musicais, reunindo um total de 150 artistas.

Conheça todo o programa aqui

Saiba o que se vai passar no Ponto de Encontro aqui

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início