Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoVoluntariado no Paúl de Manique do Intendente - Juntos por um ecossistema...

Voluntariado no Paúl de Manique do Intendente – Juntos por um ecossistema saudável

O Município de Azambuja está a promover uma ação de voluntariado no Pául de Manique do Intendente. A iniciativa, com o título “Paúl com vida”, vai decorrer no dia 12 de outubro, com encontro marcado às 09h30, em Manique do Intendente, localidade da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, Concelho de Azambuja.

O objetivo é envolver a comunidade e criar um grupo de voluntários para recuperar o Pául de Manique, que se encontra com vários metros de plástico no seu leito, devido a uma plantação agrícola, realizada há muitos anos. Devido ao período de seca que o paúl está a enfrentar, foi possível descobrir o plástico e tentar solucionar parte deste problema.

O convite é dirigido a toda a população e o ponto de encontro é junto à E.B.I de Manique do Intendente. Além da ação de voluntariado, está ainda programada uma demonstração de anilhagem de aves e um alerta para a importância desta zona húmida. No final todos os voluntários podem participar num almoço piquenique, que será a cargo de cada participante. As inscrições serão feitas no dia e local da atividade, para efeitos de seguro pessoal.

Neste dia, estarão presentes a apoiar esta causa os alunos da Universidade da Lusófona e o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, que têm desenvolvido projetos de estudo e conservação neste espaço.

Refira-se que o Município de Azambuja é proprietário deste Pául em Manique do Intendente, que constitui um riquíssimo património natural do nosso concelho. Aliás, com as alterações climáticas e a progressiva redução das zonas húmidas, a importância deste Pául em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, é já reconhecida num contexto nacional.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Azambuja e conta com o apoio da Universidade Lusófona, da Direção da Casa do Povo de Manique do Intendente e da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar