Guia Prático da Economia Social para conhecer o setor

Em Empresas

A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social acaba de lançar o Guia Prático da Economia Social.

Trabalho de grande utilidade e interesse para o conhecimento deste setor fundamental da economia, o Guia Prático da Economia Social pode ser consultado AQUI.

Este Guia Prático pretende divulgar o setor da Economia Social, demonstrando a riqueza e diversidade das entidades que o constituem (Associações, ONG’s, Cooperativas, Fundações, Misericórdias….) e das atividades por elas desenvolvidas, reunindo informação útil sobre o seu universo, as suas especificidades, bem como sobre os procedimentos de constituição e de reconhecimento das suas entidades.

Segundo o Guia, “neste setor integravam-se, em 2016, cerca de 72 mil entidades, que se distribuíam por um conjunto diversificado de atividades, entre as quais se destacavam os serviços de saúde e serviços sociais, com um peso relativo no VAB da economia social de cerca de 49%“. Em 2016, a Economia Social representou 3% do VAB nacional, 5,3% do emprego total e 6,1% do emprego remunerado. As remunerações pagas pela Economia Social representaram 5,3% do total das remunerações, correspondendo a remuneração média neste setor a 86,3% da média nacional.

O Guia é produzido no âmbito do Y.ES, projeto desenvolvido pela CASES, em conjunto com os seus membros, com o objetivo de promover o setor da Economia Social.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*