Tomar recebe seminário nacional sobre o “Saber-Fazer” tradicional

Em Região

A Biblioteca Municipal de Tomar vai receber nos dias 24 e 25 de Outubro o Seminário Nacional Sobre o «Saber-Fazer» Tradicional. Organizado pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pelo Município de Tomar, este fórum pretende contribuir para a salvaguarda, promoção e uma mais ampla percepção da singularidade desta inestimável faceta do património cultural imaterial português, que integra representantes reconhecidos pela UNESCO como a arte chocalheira, a louça preta de Bisalhães  e os bonecos de Estremoz, mas também a tradição tomarense: latoaria, cestaria, olaria, confecção de rodilhas e de flores de papel.

A sessão de abertura, às 10 horas da manhã de dia 24, contará com as presenças de Anabela Freitas (presidente da Câmara de Tomar), Suzana Menezes (directora regional de Cultura do Centro) e Luís Marques (presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial).

Do vasto programa, que abarca comunicações sobre inúmeros casos do “saber-fazer” português, destaque para “Os “saber-fazer” tradicionais enquanto elementos insubstituíveis da Festa dos Tabuleiros”, sexta, 25, às 11h45, por André Camponês, antropólogo e coordenador da proposta de inscrição da Festa dos Tabuleiros no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

No local, executando peças ao vivo, estarão presentes representantes do “saber-fazer” tradicional: arte chocalheira, louça preta de Bisalhães, bonecos de Estremoz, rendas de bilros de Peniche, bem como da tradição tomarense. Haverá ainda uma exposição de livros e de materiais audiovisuais de cariz patrimonial imaterial para consulta ou aquisição com descontos especiais.

Os interessados devem inscrever-se obrigatoriamente até dia 22 através do e-mail secretariado.pci@gmail.com ou no próprio dia na Biblioteca Municipal de Tomar (grátis para sócios da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, 5 € para não sócios). A ficha de inscrição está disponível online em https://bit.ly/31dUGgf .

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*