Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoCrianças do Cartaxo aprendem a comer melhor a brincar
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Crianças do Cartaxo aprendem a comer melhor a brincar

A área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo, em conjunto com diversos parceiros, proporcionou às crianças do concelho uma semana dedicada à alimentação cheia de atividades educativas, saborosas e saudáveis. Foram cinco dias recheados de brincadeiras e lanches saudáveis para cerca de mil crianças a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de outubro.

Sobre a importância de comemorar esta semana, o presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro afirmou que “a obesidade infantil não é um problema apenas das crianças, mas de toda a sociedade, que exige uma intervenção estruturada e de todos. Com a promoção da Semana da Alimentação, o Município do Cartaxo procura prevenir o problema, mas também ajudar a combatê-lo, apostando na divulgação de informação pertinente, na educação dos mais jovens e na reeducação dos hábitos já enraizados, de forma séria mas também divertida, para que seja mais fácil chegar a todos”.

Cinco dias cheios de sabor e bons conselhos

No primeiro dia de comemoração da Semana da Alimentação, segunda feira, dia 14, o Jardim da Infância e a Escola Básica de Vale da Pedra receberam a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo para um divertido ‘Jogo da Glória sobre as Emoções da Alimentação Saudável’.

Na terça feira, dia 15, a equipa de saúde escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo promoveu uma sessão sobre ‘Alimentação Saudável com Sorrisos’ na Escola Básica n.º 2 do Cartaxo. Para além da apresentação de uma pequena peça de teatro, a equipa promoveu ainda uma sessão de aprendizagem sobre o que incluir numa marmita saudável e aquilo que a pode transformar numa marmita pouco amiga da saúde.

Também nesse dia, o MUN-SI – Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios, promoveu uma degustação de snaks saudáveis na Escola Básica D. Sancho I e Educação Especial. As panquecas de alfarroba – cujo nome suscitou muitas dúvidas entre os mais pequenos – convenceram as crianças, que as descreveram como as melhores que já provaram.

Na quarta feira, dia 16, foi a vez da equipa da área de Desporto do Município entrar em campo para proporcionar ao Jardim de Infância e à Escola Básica da Lapa uma divertida e mexida manhã com jogos tradicionais.

Na Escola Básica n.º 3 do Cartaxo a manhã também foi de aventura, com os jogos da alimentação organizados pelo Curso Profissional Restaurante e Bar, Cozinha e Pastelaria, e Curso Educação e Formação Mesa e Bar da Escola Secundária do Cartaxo.Os alunos puderam fazer o jogo do ‘quantos queres’, testar o seu olfato numa prova cega com os mais variados alimentos e gastar energia em jogos que incluíam corridas, cambalhotas e equilíbrio. No final tinham à sua espera deliciosos manhãzitose panquecas saudáveis, sumos e espetadas de fruta, tudo confecionado ao vivo pelos alunos dos Cursos que explicaram, ao pormenor, todos os passos e as vantagens de escolher alimentos saudáveis.

Os alunos da Escola Básica da Ereira aprenderam a fazer deliciosas bolachas saudáveis, com banana e aveia, uma receita da Farmácia Central – Cartaxo. O cheiro que ia saindo do forno e envolvendo todas as crianças que participaram em todos os passos desta confeção – preparar os ingredientes, mexê-los bem, formar pequenas bolas de massa no tabuleiro, ajudar a desenformar – aumentou a expectativa do momento da prova. No final, confirmaram aquilo que lhes ensinaram: as bolachas não precisam de açúcar para serem deliciosamente saborosas, e sem ele podemos comer mais algumas sem culpas.

Na quinta feira, dia 17, o Jardim de Infância e a Escola Básica de Vila Chã de Ourique receberam a equipa da Farmácia Moderna, também de Vila Chã de Ourique, para uma manhã dedicada ao ‘Jogo da Glória e da Alimentação’ que aliou, uma vez mais, brincadeira e aprendizagem. 

Ainda nesse dia, a sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense abriu as portas para que os alunos da Escola Básica, do Jardim de Infância e Educação Especial do Agrupamento D. Sancho I assistissem à peça de teatro “Roda que Roda”, proporcionada pela GERTAL. No palco, a Lulu e o Rodinhas, com a ajuda das crianças do público, enumeraram os muitos erros que cometemos diariamente na nossa alimentação e ensinaram como podemos corrigi-los de uma maneira muito divertida.

O último dia desta saborosa semana foi dedicado ao leite. O Jardim de Infância de Vale da Pinta acolheu o monitor da Mimosa – O leite é bom e uma roda dos alimentos gigante para falar sobre o tema. As crianças foram convidadas a participar numa deliciosa conversa e no final tiveram de participar na montagem da roda tendo por base tudo o que aprenderam.

À tarde, os alunos da Escola Básica de Vale da Pinta conheceram o percurso do leite, desde a ordenha à fábrica, da mesa até ao ecoponto, sempre com divertidos jogos em todos os momentos. Depois de terem aprendido de onde vem o leite, que este é uma alternativa natural e que deve constar numa lancheira saudável, estes alunos receberam uma lancheira recheada de boas opções para ajudar na preparação dos lanches da semana seguinte.

Apesar da tendência de diminuição do excesso de peso e obesidade nas crianças portuguesas se manter, os dados ainda são preocupantes. Um estudo da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, realizado em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB/FMUL), 32% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 14,6% são obesas.

Os estudos sobres os hábitos alimentares dos adolescentes no nosso país também são alarmantes: 20% consome açúcar acima do nível recomendado, cerca de 40% bebe refrigerantes diariamente e mais de metade não consome a quantidade recomendada de hortofrutícolas.

“Depois desta semana tão rica em termos de aprendizagem, espero que na hora de preparar a lancheira lá em casa as crianças possam dizer aos pais que, a partir de agora, é possível recheá-la de coisas bonitas, apetecíveis, saborosas e também saudáveis”, concluiu o presidente da câmara Pedro Magalhães Ribeiro.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar