Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazer“A Vida da Locomotiva 135 no Entroncamento” em exposição fotográfica

“A Vida da Locomotiva 135 no Entroncamento” em exposição fotográfica

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, a exposição fotográfica “A Vida da Locomotiva 135 no Entroncamento” da AMF – Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário.

Esta mostra fotográfica pretende homenagear uma locomotiva que, durante 19 anos, fez parte da paisagem urbana do Entroncamento e que era uma das primeiras imagens que todos aqueles que desciam na estação ferroviária da cidade, símbolo da entidade ferroviária local.

A Locomotiva a vapor nº 135 pertenceu à série 110 a 135 e foi construída em 1881 na Alemanha pela empresa ““Sächsische Machinenfabrik” de Chemnitz, para a companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.

A 135 para além da tração de comboios de mercadorias realizou também, durante a sua vida útil, comboios de passageiros. Foi uma das intervenientes na inauguração da linha da Beira Baixa, percorreu a linha Setil-Vendas Novas, no ramal de Tomar, entre outras.

Foi definitivamente desativada em 1967, já antevendo o final da tração a vapor na região centro, que teve lugar em 1968.

A locomotiva esteve abandonada até meados dos anos 80, no entanto por ter um histórico que dizia muito ao ambiente ferroviário do Entroncamento, a Câmara Municipal negociou com a CP a sua recuperação. Esta recuperação permitiu que ocupasse durante anos um lugar de destaque em frente à Estação Ferroviária do Entroncamento.

Hoje, após uma recuperação integral nas oficinas do Museu Nacional Ferroviário, a 135 está no lugar que lhe é devido, a rotunda das locomotivas do MNF, tendo em conta o seu grande valor museológico como exemplar único desta série.

A exposição tem inauguração marcada para dia 26 de outubro, pelas 17h00 e estará patente de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar