Exposição de Fotografia – Reverie & Description de Paulo Catrica na Barquinha

Em Ribatejo Cool

A exposição de fotografia Reverie & Description, de Paulo Catrica, vai estar patente ao público de 26 outubro de 2019 a 12 janeiro de 2020, na Galeria do Parque em Vila Nova da Barquinha.

A mostra é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal com a Fundação EDP para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt).

“Estas imagens, realizadas na sequência de uma residência em Vila Nova da Barquinha, cruzam no espaço e no tempo imagens urbanas e imagens rurais. Parece uma oposição mas, afinal, ambas as realidades se interpenetram. Trata-se de um tipo de paisagem atingida pelos desvios que a modernidade infligiu ao género: nem Bela, nem apaziguadora; nem Sublime, nem aterrorizadora. São imagens que parecem dispensar toda a beleza, toda a grandiosidade e toda a força simbólica.

Percebemos assim o subtítulo da série: “Rêverie”. Tem a ver com o desejo, a necessidade e a possibilidade de sonhar do fotógrafo quando percorre os (e nos conduz pelos) espaços humanizados que regista. Esta vontade de “sonhar acordado” é completada (ou garantida) pela prática da deambulação, a flânerie de Baudelaire, um exercício do fotógrafo (e de cada espectador) como passeante solitário no interior de uma fantasmagoria de ruas, quintais, casas, largos, fachadas… “

João Pinharanda – comissário da Exposição

Local: Galeria do Parque

Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha

GPS: 39.457970, -8.430929

Horário:

Quarta, quinta e sexta-feira > 11:00 às 13:00, 15:00 às 18:00

Sábado e domingo > 15:00 às 18:00

Encerra à segunda e terça-feira

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*