Apresentação do livro “A Greve Camponesa de 8 de maio de 1944 em Azambuja e Baixo Ribatejo”

Em Região

O Município de Azambuja vai realizar uma sessão de apresentação do livro “A Greve Camponesa de 8 de maio de 1944 em Azambuja e Baixo Ribatejo – História e Geografia Humana”, da autoria de Américo Brás Carlos. O encontro terá lugar no próximo sábado, dia 02 de novembro de 2019, pelas 16h00, no Auditório Municipal do Centro Cultural Páteo do Valverde, em Azambuja, e terá apresentação do conhecido professor catedrático de História e investigador, Fernando Rosas, que assina, igualmente o prefácio.

A obra retrata factos históricos ocorridos neste concelho, de onde é natural o autor. Américo Brás Carlos debruçou-se sobre uma luta laboral travada há 75 anos e que nunca tinha sido devidamente estudada e documentada. O livro remete o leitor para o período da Segunda Guerra Mundial, em que a vida dos trabalhadores portugueses, particularmente nos campos agrícolas de Azambuja, era marcada por uma “dureza e injustiça hoje inimagináveis. Ao desemprego sazonal do outono à primavera e aos salários abaixo das condições de subsistência impostos pelo Governo, juntava-se a subnutrição crónica e as longuíssimas jornadas de trabalho, de sol a sol, que a partir de abril/maio, iam das seis horas da manhã às nove da noite, a que acresciam as necessárias para ir e vir a pé dos locais de trabalho, quase sempre muito distantes.”

Trata-se, pois, de um importante trabalho literário, mas também de um singular contributo para a compreensão de um episódio marcante no passado recente do Concelho de Azambuja. Não só uma aula de História sobre uma realidade do nosso século XX, e que perdurará para conhecimento das gerações futuras, mas sobretudo uma reconstituição que faz “justiça à memória dos que, então, lutaram pela sua dignidade e por um futuro melhor”.

A edição da obra é da Guerra e Paz, Editores, S.A, e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Azambuja. A sessão de apresentação será aberta ao público.

Nota biográfica – Américo Brás Carlos nasceu em 1952, no Concelho de Azambuja. Foi trabalhador fabril e técnico de manutenção industrial durante 13 anos. Pelo meio, cumpriu o serviço militar obrigatório em Angola. Lecionou na Faculdade de Direito de Lisboa, ISCTE-IUL e INDEG-ISCTE e Universidade Politécnica de Moçambique, perfazendo cerca de 35 anos de docência universitária. Foi técnico e dirigente da administração fiscal portuguesa e consultor do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da União Europeia, do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América e de algumas empresas de consultadoria, tendo exercido funções em Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde. É autor do livro Impostos-Teoria Geral (cinco edições) e coordenador da obra Guia dos Impostos em Portugal (30 edições). Publicou, ainda, os livros de poemas Adágio, Romanza e Grave (duas edições), As Flores Brancas do Frangipani e Pais e Filhos, Avós e Netos em Versos Discretos (literatura infanto-juvenil).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início