fbpx

Flashmob com o organista Ricardo Toste na CP – Estação Ferroviária de Santarém promove FÓS 2019

Em Sociedade

Os utilizadores da Estação Ferroviária de Santarém foram surpreendidos com um flashmob pelo organista Ricardo Toste esta quinta-feira, dia 31 de outubro.  A ação, teve como objetivo promover o Festival de Órgão de Santarém (FÓS), que decorrerá de 8 a 17 de novembro, em várias igrejas do centro histórico da cidade.

Ricardo Toste com o órgão positivo da Catedral de Santarém contagiou os muitos transeuntes que por ali circulavam com a sua música.

Ricardo Toste volta a ser protagonista de mais dois flashmobs no próximo domingo, dia 3 de novembro, às 11 horas, no W Shopping e às 15h00, no Hospital de Santarém.

O Festival de Órgãos Históricos de Santarém que visa promover a arte musical e o património arquitetónico e eclesiástico existente na cidade tem como concerto de abertura a guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral, António Esteireiro (Órgão) e Ducan Fox (Violino e Contrabaixo), na sexta-feira, 8 de novembro, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora de Marvila.

No dia 9, a partir das 16h00, haverá uma visita guiada com Canto e Órgão por Hélia Castro e Daniel Nunes, na Igreja da Alcáçova, seguindo-se pelas 16h30, Órgão a solo por Paulo Bernardino, na Igreja de N.ª Sr.ª da Piedade e às 17h00, Órgão e Coro, com Marta Cruz e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, na Catedral de Santarém, em concertos de “cerca de 20 minutos cada”.

Ainda no dia 9, às 21h30, a Igreja da Piedade recebe mais um recital por Paulo Bernardino (Órgão a solo) e no domingo, dia 10, pelas 17h00, haverá na Igreja de S. Nicolau, Canto da Soprano Fabiana Magalhães e Rui Soares (Órgão).

Dia 15, o FÓS reserva-nos os Moços do Coro, às 21h30, com direção de Nuno Almeida e o organista espanhol Jorge Garcia, na Igreja da Misericórdia.

O programa prossegue no dia 16 com uma visita guiada, com início às 16h00, na Igreja de Marvila, Hélia Castro (Canto) e Daniel Nunes (Órgão), seguindo-se Marta Cruz (Órgão) e o Coro do Conservatório de Santarém, pelas 16h30, na Igreja da Misericórdia.  O FÓS dirige-se depois até à Igreja de S. Nicolau onde pelas 17h00, Lídia Correia (Órgão a solo) encerra a segunda visita guiada.

Para além da visita guiada, a programação no dia 16, às 21h30, inclui também a atuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Fernando Marinho e Laura Silva Mendes (Órgão), na Catedral de Santarém.

O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) encerra a 17 de novembro, pelas 11h00, com uma Missa Dominical, na Catedral de Santarém, com Coro e Órgão pela Schola Cantorum, com direção de Pedro Rolin Rodrigues e David Pacetti em Órgão.

Todos os concertos e visitas guiadas têm acesso gratuito.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início