Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoDeputada do Bloco de Esquerda questiona Governo sobre "calamidade ambiental do rio...

Deputada do Bloco de Esquerda questiona Governo sobre “calamidade ambiental do rio Tejo”

Resultado de imagem para rio tago seca

A deputada do Bloco de Esquerda Fabíola Cardoso realizou no último plenário da Assembleia da República uma intervenção sobre o cenário “de calamidade ambiental em que se encontra o caudal do rio Tejo”.

A deputada eleita por Santarém recorda que “o programa do governo afirma repetidamente a centralidade das questões ambientais e de combate às alterações climáticas. No capítulo referente à economia circular o tópico “Utilizar melhor a água que temos” avança, entre outras medidas, com a necessidade de aprofundar a Convenção de Albufeira, garantindo caudais diários no rio Tejo”.
“O Governo quer rever caudais, e nós concordamos, mas neste preciso momento o Tejo está em mínimos históricos, consequência não só das alterações climáticas mas essencialmente da ação humana”, afirmou a deputada.

Para Fabíola Cardoso, “o cenário de autentica calamidade ambiental em que se encontra o Tejo Internacional resulta do escoamento propositado da Barragem de Cedilho que levou ao esvaziamento quase total dos afluentes do Tejo a montante, nomeadamente dos rios Ponsul e Sever. As consequências de ordem ecológica, social e económica são enormes em toda a zona transfronteiriça,  que o programa do governo também diz querer afirmar”.

Assim, a deputada Fabíola Cardoso perguntou ao Governo:
Que medidas, no âmbito do programa de governo, impedirão a repetição no futuro próximo deste crime ambiental anunciado, perante a passividade da APA? Quais as medidas previstas para responsabilizar o estado espanhol e a Iberdrola, concessionária da Barragem de Cedilho, pelos danos causados aos ecossistemas e às populações? Podemos esperar medidas que privilegiem a prevenção e garantam caudais ecológicos contínuos e diários na rede hidrográfica, já após a reunião prevista para novembro?

Para a deputada do Bloco de Esquerda, “o Tejo não é torneira que algumas empresas podem abrir e fechar quando querem, porque a água não é um negócio de alguns, é um direito e uma necessidade básica de tod@s!”

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar