“Meatthefacts” – CONFAGRI apoia iniciativa Voz Europeia da Pecuária

Em Empresas

A CONFAGRI – Confederação das Cooperativas Agrícolas Portuguesas uniu-se a várias organizações europeias para apoiar a iniciativa “European Livestock Voice” (A Voz Europeia da Pecuária), mediante a disponibilização e divulgação do site www.meatthefacts.pt, que tem como objetivo o esclarecimento de questões recentemente trazidas a público sobre os mitos e estereótipos associados ao setor pecuário e de produção de carne. A CONFAGRI contribuirá, também, para o desenvolvimento de conteúdos para este site.

“Defendemos o fim de debates demagógicos que apenas pretendem vulgarizar visões radicais que nada têm a ver com a realidade pecuária que vivemos. Há que ter bom senso e encarar estas questões com ponderação e equilíbrio, pesando os dois lados da balança”, reforça Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI.

Na sequência das várias notícias vindas a público a propósito da polémica questão da contaminação ambiental, na sua maioria, levada a cabo pelo setor pecuário, nomeadamente pelos ruminantes, e que conduziu à constituição do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que pretende eliminar 50% das vacas até 2050, surgiu a necessidade de criar a “Voz Europeia da Pecuária”, para desmistificar mitos à volta destas questões que apenas servem um propósito, prejudicar o setor pecuários e todos aqueles que dele dependem.

A eliminação da produção pecuária da Europa, um “Livestock Exit”, teria consequências drásticas. A “European Livestock Voice” pretende dar a conhecer os verdadeiros factos e o outro lado da história equilibrando o debate sobre o futuro da pecuária, fornecendo ao consumidor informações para que este faça escolhas conscientes.

De facto, este setor está hoje no epicentro dos debates públicos na Europa e do Mundo, debates esses que, por serem pouco esclarecidos e fundamentados, criam uma imagem que contrasta fortemente com a realidade sentida e vivida diariamente por milhares de agricultores europeus e pelos profissionais que os apoiam nas suas explorações agrícolas.

O modelo de produção pecuária da UE, baseado em estruturas agrícolas locais e familiares diversificadas é a espinha dorsal das áreas rurais da Europa. Suporta um grande número de empregos e indústrias, contribui para a abordagem circular na bioeconomia, ao mesmo tempo que garante um fornecimento constante e acessível de alimentos seguros e nutritivos, necessários para uma dieta equilibrada.

“Nós não lhe vamos dizer o que comer, beber ou vestir, mas será bom conhecer os dois lados da história acerca da pecuária. Porque quando faz uma escolha, também está a escolher todas as suas consequências.” #Meatthefacts

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*