Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoCâmara Municipal de Salvaterra de Magos aposta no combate ao abandono e...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aposta no combate ao abandono e insucesso escolares

Dando continuidade ao programa lançado no ano passado, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos iniciou este mês de novembro mais uma edição das sessões de grupos de pais/ cuidadores, desta vez com filhos de idades entre os 9 e os 18 anos (Programa Mais Família, Mais Jovem).
 
Ao mesmo tempo, estão abertas inscrições para a realização de sessões de grupos de pais/ cuidadores com crianças entre os 3 e os 8 anos (Programa Anos Incríveis), tal como aconteceu no ano letivo anterior. 
 
As sessões, com participação gratuita, decorrem no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, são dinamizadas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) e têm a duração de uma hora e meia e realizam-se em horário pós-laboral.
 
O objetivo é promover espaços de partilha e desenvolver atividades de suporte que ajudem os pais/ cuidadores a compreender as suas próprias necessidades – sociais e emocionais – e as dos seus filhos, melhorando a qualidade das relações parentais e a capacidade de resolução de problemas familiares, desenvolvendo competências de parentalidade consciente e positiva. 
 
Nos jardins de infância, a Câmara Municipal mantem este ano letivo os projetos MusicArt e Fisicamente, com atividades de expressão musical/ artística e de atividade física, que pretendem estimular nas crianças do ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos competências socioemocionais e fisicomotoras, com vista à promoção do sucesso e do bom desempenho escolar.
 
Transversal a todos os ciclos de ensino, o acompanhamento psicológico é uma resposta da EMIC aos dois Agrupamentos de Escolas que se mantém também este ano, tal como o programa de mentoria, que se destina aos alunos do 2º e 3º ciclos.
 
No primeiro ciclo, estão a ser desenvolvidas as oficinas de Inteligência Emocional e Criativa, com base no Programa MQ – Aprender a ser Feliz, orientadas para a autorregulação emocional e diminuição de comportamentos e atitudes de indisciplina, agressividade e desmotivação através de técnicas de relaxamento dinâmico, exercícios de respiração e sentido de humor.
 
Com vista à implementação de Espaços Municipais de Inovação – Salas do Futuro – decorreram ações de formação em “Design Thinking” para professores, pais, alunos e técnicos da EMIC de Salvaterra de Magos e, em breve, terão início seminários e oficinas criativas nos Agrupamentos de Escolas com o mesmo objetivo, ou seja, transformar a sala de aula num laboratório de aprendizagem e inovação pedagógica, proporcionando aos professores o desafio de uma nova organização de ensino e possibilitando aos alunos o acesso a momentos motivadores de criação, interação, investigação e inovação, promotores de conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico.
 
De recordar que no arranque do ano letivo, a Câmara Municipal ofertou treze tablets a cada um dos Agrupamentos de Escolas o que permitirá equipar uma sala em cada Agrupamento para uso dos alunos nos projetos desenvolvidos nas escolas. 
 
As escolas passaram também a ter acesso ao Laboratório Móvel, um autocarro transformado em laboratório de inovação e aprendizagem de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
 
Com todos estes projetos pretende-se combater o abandono e o insucesso escolar, através de uma estratégia de educação positiva, inovadora, criativa e de excelência e representa um investimento do Município de Salvaterra de Magos que ultrapassa os 300.000,00€ nos três anos do projeto. 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar