Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerSemana da Ascensão na Chamusca com grandes artistas em cartaz e...

Semana da Ascensão na Chamusca com grandes artistas em cartaz e muita festa brava

Já começou a semana maior do concelho da Chamusca, que este ano decorre de 25 de maio a 2 de junho, tendo como ponto alto o feriado municipal de Quinta-Feira de Ascensão, a 30 de maio.
Um dos pontos altos da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, dia 30 de maio, que se realiza na EN 118, na Rua Direita de São Pedro, entre entrada sul da vila e a Praça de Toiros, mais ou menos a partir das 12h00.
É neste dia que a vila recebe milhares de aficionados que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros na rua e de por aqui ficarem tarde fora para a grande corrida de toiros. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, na Tradicional Apanha da Espiga, este ano em formato de Almoço de Espiga, com merenda partilhada e mostra gastronómica, no Parque Municipal junto aos Paços do Concelho, logo após a entrada de toiros. Neste dia, pelas 10h00, acontecem também as cerimónias religiosas da festividade da Ascensão, com destaque para a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz, uma cerimónia de significado profundo para a população local.
 
Grandes bandas e artistas em cartaz
A nível do cartaz musical, a Semana da Ascensão reserva propostas para todos os gostos. Pelo Palco Ascensão, centro da festa, já passaram os concertos de Expensive Soul (25 de maio), Carminho (26 de maio), Olavo Bilac (27 de maio). O programa continua hoje com o espetáculo de Bonga (28 de maio), The Black Mamba (29 de maio), Quim Barreiros (30 de maio), Bárbara Bandeira (31 de maio), David Antunes (01 de junho) e Custódio Castelo e Amigos (02 de junho).
No Palco Juventude, no Parque Municipal, o programa de concertos, a começar, às 00h00, é o seguinte: podem ainda assistir aos Pearl Band (28 de maio), P’laguita (29 de maio), Sérgio & Animais (30 de maio), Dee JooKers (31 de maio), About The 90’s – Comemoração dos 25 anos de Carreira do DJ Pedro Galinha (01 de junho). Neste palco há também dj’s pela madrugada dentro, após os espetáculos das bandas.
 
Palco aos artistas locais
Uma das novidades deste ano é a inclusão de espetáculos de artistas e grupos locais no programa da Ascensão, sobretudo aos sábados e domingos, no Cineteatro da Chamusca. Assim, no dia 25 de maio, as cortinas abriram-se para o espetáculo “Sala de Espera”, da Companhia de Teatro ChamuscArte. No domingo, dia 26, foi a vez de um concerto muito especial, que junta a Banda da Carregueira – SFIRC Vitória ao convidado Miguel Galhofo, na voz.
No sábado, dia 01 de junho, a Companhia de Teatro do Ribatejo leva à cena o espetáculo “Vá Lá! Que é Ascensão”, às 16h00.
Para o dia 02 de junho, Pedro Pinhal, preparou o espetáculo “Pedro Pinhal Convida”, pelas 17h00.
 
Duas grandes corridas de toiros e muitas atividades taurinas
 
Em ano de Centenário da Praça de Toiros, o programa da Ascensão integra diversos eventos relacionados com a comemoração dos 100 anos da praça da Chamusca. Assim em grande destaque, as duas corridas de toiros da Semana da Ascensão, a primeira no dia 30 de maio, em Quinta-Feira de Ascensão, pelas 17h00; e a segunda corrida, no dia 1 de junho, sábado, pelas 21h30.
 
A tourada de dia 30 é uma corrida mista, com os cavaleiros Luís Rouxinol e Francisco Palha, e os matadores António João Ferreira (Tójó) e Casquinha. A pegar vão estar os Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca e os toiros em praça são da Ganadaria Manuel Veiga. Esta é uma corrida de homenagem a Norberto Pedroso, aficionado, ganadero e benemérito, assim como de tributo à Ganadaria Manuel Veiga que, em 2019, assinala os seus 50 anos.
 
No dia 1 de junho, realiza-se a segunda corrida de toiros da Ascensão, com homenagem a Manuel José Moedas, último mesário da Santa Casa, responsável pela Praça de Toiros, e recentemente falecido. Os cavaleiros em praça vão ser João Moura Junior, Salgueiro da Costa e Duarte Pinto. Pegam dois grupos: os forcados do Aposento da Chamusca e os Amadores de Santarém. Os toiros são da Ganadaria Passanha e neste dia é prestada homenagem ao Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca que assinalam os 35 anos de existência.
 
No dia 29 de maio, de manhã e de tarde, decorre um workshop taurino e batismo a cavalo, no Páteo Ascensão.
 
Atividades relacionadas com a festa brava:

  • a tradicional entrada de toiros, na Rua Direita de São Pedro, pelas 12h00, no dia 30 de maio, Quinta-Feira;
  • as diversas entradas, encierros e largadas de toiros e solta de vacas, realizadas ao final da tarde dos sábados e domingos (entre as 17h30 e as 19h00), mas também os encierros e entradas à noite com toiros e vacas (à exceção dos dois domingos), a partir das 00h00; o lugar é o do costume, os encierros e entradas acontecem na Rua Miguel Bombarda, que conflui diretamente para o Largo Vasco da Gama (largo da Biblioteca Municipal) onde está instalada a manga das largadas;  este ano, pela primeira vez na Chamusca, há uma entrada e largada de toiros de manhã, pelas 11h00, de dia 02 de junho.
  • a destacar ainda a já habitual Festa de Campo, no dia 26 de maio, pelas 10h00, com toureio a cavalo, picaria a cavalo e pegas, a decorrer junto ao Porto do Carvão, na entrada norte da vila;
  • a Associação Hípica do Concelho da Chamusca organiza um passeio a cavalo, no dia 1 de junho, a partir das 10h00, com percurso próprio.
  • no Páteo Ascensão, há também vacada no dia 30 de maio, às 16h00, e solta de bezerros para crianças e demonstração de pegas às 21h00 de dias 26 de maio e dia 01 de junho.
     

Veja o programa completo AQUI.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar