Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerAlunos de Tomar organizam festival - Mil lanternas flutuantes no Nabão
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Alunos de Tomar organizam festival – Mil lanternas flutuantes no Nabão

Mais de mil lanternas flutuantes criadas pelos alunos do 6.º ano da escola D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar, vão iluminar o rio Nabão, na noite de 15 de junho.

O Festival das Lanternas Flutuantes vai ter por tema a Festa dos Tabuleiros e serve também de festa de encerramento do ano letivo. Inspirado na tradição oriental trazida da China pelos portugueses no período da expansão marítima, envolveu um total de 307 alunos de 12 turmas do 6.º ano da EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, pertencente ao agrupamento de escolas Nuno de Santa Maria.

O coordenador do Festival, Eduardo Mendes, afirma que a iniciativa surge no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, que tem por tema a Festa dos Tabuleiros, evento que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar, por decisão da população, e que este ano vai decorrer de 29 de junho a 08 de julho.

Inspirada numa tradição com origem na China há 2.000 anos, o festival vai “iluminar” o troço do rio Nabão entre a ponte velha e a ponte do Flecheiro, com as velas artesanais colocadas numa estrutura que tem uma base de cortiça e lados construídos com papel vegetal decorado com a cruz de Cristo e a esfera armilar (símbolos dos Descobrimentos) e um tabuleiro e a pomba do Espírito Santo (símbolos da Festa dos Tabuleiros).

Feitas com materiais biodegradáveis, no final do evento serão recuperadas por 24 canoístas do Centro de Formação Desportiva e pelos 60 alunos que constituem, com a supervisão de um grupo multidisciplinar de professores, a equipa responsável pela colocação das mil velas no rio.

Marcado para as 21h03, hora do ocaso, no dia 15 de junho, o festival conta com a colaboração da Câmara Municipal de Tomar e da União de Freguesias. Festival pode ser observado a partir das margens ou de uma das três pontes existentes no troço do rio onde vai decorrer a iniciativa.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar