Mostra Espanha é um programa de atividades culturais que se desenvolve em 20 cidades de Portugal, entre as quais Vila Franca de Xira.
O espetáculo de Flamenco “Tauromagia”, de Mercedes Ruiz Cia., será apresentado no dia 4 de Outubro, às 21h00, na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.
Mostra Espanha tem como finalidade principal mostrar o dinamismo e a criatividade das industrias culturais espanholas no momento atual. A sua finalidade é oferecer experiências para o diálogo entre os dois países que permitam criar projetos comuns num futuro imediato.
Estas atividades são fruto do interesse e da participação conjunta de instituições espanholas e portuguesas e abrangem diferentes campos que vão desde as exposições de pintura e fotografia até encontros de artistas, escritores e especialistas em diferentes áreas passando pelos concertos e interpretações musicais. Nas sucessivas edições do programa, foram-se ampliado os campos de ação e tem-se incentivado os diálogos e os intercâmbios entre criadores de diferentes âmbitos, assim como o número de sedes e participantes.
A organização da Mostra Espanha é realizada pela Dirección General de Industrias Culturales y Cooperación del Ministerio español de Cultura y Deporte em parceria com Acción Cultural Española (AC/E) e a Embaixada de Espanha em Lisboa. Para além disso contou, em cada edição, com o apoio do Governo de Portugal, através da República Portuguesa-Cultura, diversas Câmaras Municipais, o Instituto Cervantes de Lisboa e diferentes agentes culturais tanto públicos como privados de ambos países.
Na sexta edição deste programa que inaugurará no dia 14 de junho no Porto e no dia 18 em Lisboa, as atividades da Mostra Espanha terão lugar numa vintena de cidades portuguesas: Alcobaça, Almada, Belmonte, Bragança, Caldas de Rainha, Cascais, Coimbra, Elvas, Estoril, Évora, Guarda, Guimarães, Lagoa, Lisboa, Monsaraz, Porto, Penacova, São Martinho das Amoreiras, Serpa, Setúbal, Torres Vedras, e Vila Franca de Xira.
Referência máxima do Flamenco em Vila Franca de Xira
O espetáculo de Flamenco “Tauromagia”, de Mercedes Ruiz Cia., será apresentado no dia 4 de Outubro, às 21h00, na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.
Mercedes Ruiz é a máxima referência da sua geração no que diz respeito à evolução dentro do classicismo da dança flamenca.
A primeira etapa da sua trajetória artística decorreu nas companhias de Eva Yerbabuena, Manuel Morao e Antonio El Pipa como dançarina solista, realizando tournês por Estados Unidos, Europa e Japão.
Em 2001 recebe o prestigiado Prémio Antonio Gades do Concurso Nacional de Córdoba e em 2002 recebe o Giraldillo da Bienal de Sevilha, o que a impulsionou a criar a sua própria companhia em 2003.
Estreia os seus primeiros espetáculos Dibujos en el aire e Gestos de una mujer no Festival de Jerez e na Biennale de Lyon, deixando claro o seu estilo, que aposta numa tradição moderna. Uma linha que continua com Juncá, lançado na Bienal de Sevilha e com o qual recebe o Prémio da Crítica ao Melhor Espetáculo do Festival de Jerez 2007.
A projecção internacional de Mercedes Ruiz é absoluta e, com o seu quarto espetáculo Mi último Secreto, lançado no Festival Montpellier Danse, recebe o Prémio Internacional Movimentos de Wolzburg, Alemanha 2009. O palco para a estreia do seu espetáculo seguinte Perspectivas, foi o Festival de Jerez, onde volta a receber o Prémio da Crítica do Melhor Espetáculo 2011.
Em 2012 como reconhecimento do seu trabalho recebe o Prémio da Crítica Flameno Hoy da Melhor Bailarina. Em 2015 nasce Ella resultado de uma reflexão vital e artística, espetáculo que lançou no Festival de Jerez e pelo qual recebeu o Prémio do Público do Melhor Espetáculo. Ao mesmo tempo, assume o desafio de coreografar para o Ballet Nacional de Espanha o espetáculo Zaguán. Nesse mesmo ano recebe o Prémio de Melhor Bailarina dos Prémios Nacionais Flamenco Hoy.
Em Tauromagia é responsável pela coreografia desta obra de Manolo Sanlúcar, onde aparecem os nove temas que formam parte do álbum do guitarrista, e 3 temas que são sonetos de Miguel Hernández (poeta favorito do guitarrista). A obra interpretada por Mercedes Ruiz em conjunto com a bailarina de dança espanhola Ana Agraz, investiga a relação entre o mundo do touro e a dança, que se coloca como uma luta entre duas energias que são contrarias, mas que se complementam. “Somos toro e toureiro. Tudo tem um sentido, uma lógica. Nada é gratuito”, afirma Mercedes Ruiz. Os grandes temas presentes no álbum também aparecem no palco; a vida, os sonhos, as realidades, o triunfo, o fracasso, a dor, a morte e o medo. A direção musical é dirigida por Santiago Lara, distinguido este ano com o Giraldillo pelo Toque da Bienal de Sevilha.
4 de outubro de 2019 | Praça Toiros Palha Branco (Vila Franca de Xira)