Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerMostra Espanha traz espetáculo de Mercedes Ruiz Cia - “Tauromagia”em Vila Franca...

Mostra Espanha traz espetáculo de Mercedes Ruiz Cia – “Tauromagia”em Vila Franca de Xira

Mostra Espanha  é um programa de atividades culturais  que se desenvolve em 20 cidades de Portugal, entre as quais Vila Franca de Xira.

O espetáculo de Flamenco “Tauromagia”, de Mercedes Ruiz Cia., será apresentado no dia 4 de Outubro, às 21h00, na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.

Mostra Espanha tem como finalidade principal mostrar o dinamismo e a criatividade das industrias culturais espanholas no momento atual. A sua finalidade é oferecer experiências para o diálogo entre os dois países que permitam criar projetos comuns num futuro imediato.

Estas atividades são fruto do interesse e da participação conjunta de instituições espanholas e portuguesas  e abrangem diferentes campos que vão desde as exposições de pintura e fotografia até encontros de artistas, escritores  e especialistas em diferentes áreas passando pelos concertos e interpretações musicais. Nas sucessivas edições do programa, foram-se ampliado os campos de ação e tem-se incentivado os diálogos e os intercâmbios entre criadores de diferentes âmbitos, assim como o número de sedes e participantes.

A organização da  Mostra Espanha  é realizada pela Dirección General de  Industrias Culturales  y Cooperación del Ministerio español de Cultura y Deporte em parceria  com  Acción Cultural Española (AC/E) e a Embaixada de Espanha em Lisboa. Para além disso contou, em cada edição, com o apoio do Governo de Portugal, através da República Portuguesa-Cultura, diversas Câmaras Municipais, o Instituto Cervantes de Lisboa e diferentes agentes culturais tanto públicos como privados de ambos países.

Na sexta edição deste programa que inaugurará no dia 14 de junho no Porto e no dia 18 em Lisboa, as atividades da Mostra Espanha terão lugar numa vintena de cidades portuguesas: Alcobaça, Almada, Belmonte, Bragança, Caldas de Rainha, Cascais, Coimbra, Elvas, Estoril, Évora, Guarda, Guimarães,  Lagoa, Lisboa, Monsaraz, Porto, Penacova, São Martinho das Amoreiras, Serpa, Setúbal, Torres Vedras,  e Vila Franca de Xira.

Referência máxima do Flamenco em Vila Franca de Xira

O espetáculo de Flamenco “Tauromagia”, de Mercedes Ruiz Cia., será apresentado no dia 4 de Outubro, às 21h00, na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.

Mercedes Ruiz é a máxima referência da sua geração no que diz respeito à evolução dentro do classicismo da dança flamenca.

A primeira etapa da sua trajetória artística decorreu nas companhias de Eva Yerbabuena, Manuel Morao e Antonio El Pipa como dançarina solista, realizando tournês por Estados Unidos, Europa e Japão.

Em 2001 recebe o prestigiado Prémio Antonio Gades do Concurso Nacional de Córdoba e em 2002 recebe o Giraldillo da Bienal de Sevilha, o que a impulsionou a criar a sua própria companhia em 2003.

Estreia os seus primeiros espetáculos Dibujos en el aire e Gestos de una mujer no Festival de Jerez e na Biennale de Lyon, deixando claro o seu estilo, que aposta numa tradição moderna. Uma linha que continua com Juncá, lançado na Bienal de Sevilha  e com o qual recebe o Prémio da Crítica ao Melhor Espetáculo do Festival de Jerez 2007.

A projecção internacional de Mercedes Ruiz é absoluta e, com o seu quarto espetáculo Mi último Secreto, lançado no Festival Montpellier Danse, recebe o Prémio Internacional Movimentos de Wolzburg, Alemanha 2009. O palco para a estreia do seu espetáculo seguinte Perspectivas, foi o Festival de Jerez, onde volta a receber o Prémio da Crítica do Melhor Espetáculo 2011.

Em 2012 como reconhecimento do seu trabalho recebe o Prémio da Crítica Flameno Hoy da Melhor Bailarina. Em 2015 nasce Ella resultado de uma reflexão vital e artística, espetáculo que lançou no Festival de Jerez e pelo qual recebeu o Prémio do Público do Melhor Espetáculo. Ao mesmo tempo, assume o desafio de coreografar para o Ballet Nacional de Espanha o espetáculo Zaguán. Nesse mesmo ano recebe o Prémio de Melhor Bailarina dos Prémios Nacionais Flamenco Hoy.

Em Tauromagia é responsável pela coreografia desta obra de Manolo Sanlúcar, onde aparecem os nove temas que formam parte do álbum do guitarrista, e 3 temas que são sonetos de Miguel Hernández (poeta favorito do guitarrista). A obra interpretada por Mercedes Ruiz em conjunto com a bailarina de dança espanhola Ana Agraz, investiga a relação entre o mundo do touro e a dança, que se coloca como uma luta entre duas energias que são contrarias, mas que se complementam.  “Somos toro e toureiro. Tudo tem um sentido, uma lógica. Nada é gratuito”, afirma Mercedes Ruiz. Os grandes temas presentes no álbum também aparecem no palco; a vida, os sonhos, as realidades, o triunfo, o fracasso, a dor, a morte e o medo. A direção musical é dirigida por Santiago Lara, distinguido este ano com o Giraldillo pelo Toque da Bienal de Sevilha.

4 de outubro de 2019 | Praça  Toiros Palha Branco (Vila Franca de Xira)

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar