Vila Nova da Barquinha vai estar em festa de 8 a 13 de junho. É a maior festa anual do concelho, com dezenas de expositores de artesanato e tasquinhas.
A XXXIII edição da Feira do Tejo vai ter animação de rua, teatro, dança, música, folclore, marchas populares, desporto, insufláveis, batismos a cavalo, exposições, entre muitas outras atividades para toda a família, num programa variado.
Na música, de realçar o concerto dos portugueses HMB na primeira noite de festa (8 junnho). As canções de sempre, pela Orquestra Ligeira do Exército, vão marcar presença uma vez mais na Feira do Tejo (13 junho).
O teatro de rua é uma forte aposta na edição deste ano, com Vila Nova da Barquinha a acolher um dos melhores espetáculos de teatro de rua do mundo – INSOMNIO (9 junho), pela Companhia Teatro do Mar. Na mesma linha, os conceituados Custom Circus estão de volta a Vila Nova da Barquinha, desta vez com o espetáculo “Absurdium” (12 junho).
O evento é também uma oportunidade para conhecer o Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt), que nestes dias oferece visitas guiadas pelas 11 esculturas de grandes dimensões, o Castelo de Almourol, monumento nacional cuja ilha foi recentemente alvo de arranjo paisagístico e que agora inclui no ingresso de visita também o acesso ao novo Centro de Interpretação Templário, equipamento único em Portugal.
Durante a visita aproveite para conhecer um dos mais recentes espaços de divulgação da ciência em Portugal – o Centro Integrado de Educação em Ciências (www.ciec.vnb.pt), ou as 11 obras de arte pública que integram o Programa de Arte Pública da Fundação EDP espalhados pelas ruas das vilas e aldeias do concelho, de artistas como Vhils e Manuel João Vieira. Em Atalaia, espera por si a Igreja Matriz, monumento nacional e um dos pontos principais da passagem do Caminho Português de Santiago pelo concelho. À mesa, recomenda-se a gastronomia típica, baseada nos sabores do rio, que pode ser apreciada nos inúmeros restaurantes.
Mais uma vez, a parceria do Município de Vila Nova da Barquinha com as associações e entidades do concelho criaram condições para seis dias de muita diversão junto ao rio Tejo, num espaço de rara beleza.