Sexta-feira, Março 24, 2023
InícioEmpresasMarcelo observa “milagre” da agricultura portuguesa na Feira em Santarém
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca

Marcelo observa “milagre” da agricultura portuguesa na Feira em Santarém

O Presidente da República disse este sábado, na inauguração da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, que a agricultura portuguesa “fez um milagre, ao ter sido capaz de dar a volta em condições difíceis”.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou a evolução da Feira Nacional de Agricultura, já na 56.ª edição, que inaugurou este sábado com uma demorada visita pelo Centro Nacional de Exposições, em Santarém. “De ano para ano há um salto qualitativo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que “os agricultores portugueses souberam, com uma crise pelo meio, reorganizar a produção, montar novos circuitos de distribuição, “exportar mais e melhor, produzir com cada vez mais qualidade, para o que contribuiu terem-se ligado à investigação”.

“É por isso que temos dos melhores produtos do mundo”, sublinhou o Presidente, dando o exemplo do vinho, tema deste ano da Feira Nacional da Agricultura.

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma demorada visita à 56.ª Feira Nacional da Agricultura/66.ª Feira do Ribatejo, que decorre até dia 16 com “A Vinha e o Vinho” como tema. Logo à entrada da Feira, o Presidente destacou o “simbolismo” da decoração feita na praça de acesso ao centro nacional de exposições, com quatro talhões que representam as vinhas do Douro e do Pico (ambas Património da Humanidade), com uma centena das mais de 200 variedades de vinha e um sistema de rega atual.

O Presidente salientou o “sucesso” dos vinhos portugueses, relatando como se tornaram presente obrigatório para chefes de Estado que visitam o país e de como famílias estrangeiras viajam pelo país de automóvel para poderem levar vinho português para os seus países.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que, há 25 anos, Michael Porter foi contratado pelo Governo para fazer um estudo que identificasse os setores de futuro na economia portuguesa, sendo o vinho um deles.

Durante os nove dias que vai durar, a FNA proporciona aos visitantes “experiências” que permitirão, por exemplo, saber como escolher o copo certo, ou o prato mais indicado ou a temperatura para cada vinho, além de cursos de iniciação à prova de vinhos, provas temáticas de vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal, ‘masterclass’ de vinhos Casta Negra Mole, de Fernão Pires, de Vinhos Velhos, entre outras.

Associado à Feira do Ribatejo, o certame continua a ser palco de eventos ligados às tradições ribatejanas, com a presença de campinos, toiros e cavalos, largadas de toiros, provas equestres – com destaque para o espetáculo “O cavalo na história”, que poderá ser visto hoje, dia 8, e no dia 15 — e corridas de touros na Praça Celestino Graça, este ano com o regresso da “Corrida dos Agricultores”, promovida pela CAP, a encerrar o certame, numa parceria com o movimento de cidadãos “Praça Maior”.

Pela primeira vez, a Comissão Europeia tem um pavilhão na FNA, além de contar com representantes em seminários e colóquios técnicos, com destaque para a presença, dia 14, do Comissário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Phil Hogan.

O cartaz de concertos da FNA abre hoje com José Cid, seguindo-se, domingo, o grupo “Capitão Fausto”, atuando Conan Osíris dia 13, Marisa dia 14 e David Antunes e os convidados Samantha Fox e Toy no dia 15.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

logo mais ribatejo

Não perca as nossas notícias

Subscreva a nossa newsletter e fique a par da informação regional que interessa

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO OU INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Baptista
João Baptistahttps://maisribatejo.pt
Jornalista desde 1985, foi chefe de redação do jornal regional O Ribatejo, extinto em 2018. Fundador e diretor do Mais Ribatejo.
Também pode ler

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO OU INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

pub