Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasFNA19 - Ministro da Agricultura tranquilo quanto ao desfecho da nova PAC
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

FNA19 – Ministro da Agricultura tranquilo quanto ao desfecho da nova PAC

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou hoje que está tranquilo quanto ao desfecho das negociações da nova PAC (Política Agrícola Comum) que “permitirá ao sector agrícola e aos agricultores continuar o caminho de sucesso dos últimos anos.”

As afirmações foram proferidas no âmbito da Conferência Internacional “Os Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, na Feira Nacional de Agricultura, evento que decorre até domingo, 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O responsável pela pasta agrícola disse também que o principal objetivo de apoio aos agricultores portugueses já foi atingido, apesar de faltar definir qual o esforço financeiro do Estado português e do orçamento nacional para a nova PAC.

O presidente da CAP – Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, abordou a necessidade de uma PAC mais dirigida à agricultura portuguesa, mas que também existem outros desafios: “O sector não está a ser capaz de um diálogo seguro e a sociedade está a afastar-se cada vez mais do mundo rural. Existe a necessidade de produzir cada vez mais alimentos, mas muitos recusam a intensificação da produção. Estes desafios não são exclusivos de Portugal, ma sim europeus”.

Durante esta conferência, foram também abordados temas como o Posicionamento dos Produtores de Vinho no Mercado Mundial, debatidas práticas comerciais desleais e a necessidade de alimentar uma população em crescimento.

Analisar e discutir com os principais interessados o efeito prático do Estatuto da Agricultura Familiar, nomeadamente com os sectores de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas e florestais foi o intuito do seminário promovido pela CNA sobre “Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar.” O objetivo é que o Estatuto de Agricultura Familiar possa ser dotado de medidas eficazes para com combater assimetrias, fixar populações e gerar riqueza no mundo rural.

A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal organizou uma sessão de apresentação do estudo intitulado “Contributo para o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para o Regadio 2050”. Este estudo faz um diagnóstico estratégico e aponta objetivos a alcançar até 2050, um plano de ação a executar entre 2021-2027 (período do próximo Quadro Comunitário de Apoio).

A importância do Empreendedorismo para a economia foi o objetivo do debate organizado pela Aproder e durante o qual foram apresentados casos de sucesso e se discutiu a relevância desta temática no desenvolvimento da região ribatejana e de outros territórios.

No âmbito dos 40 anos da Associação Portuguesa de Enologia, a Feira Nacional de Agricultura foi palco das VII Jornadas desta Associação que tiveram como intuito a promoção e divulgação da Enologia em Portugal. “Castas resistentes a doenças”, “Espumantes pelo Mundo” e a “Situação do Enólogo no Munndo” foram os temas em análise.

Melhorar a biodiversidade através da aplicação de novos métodos e técnicas junto de marcas já estabelecidas é o desígnio do projeto “Life Food & Biodiversity” que esteve hoje em discussão no seminário organizado pelo Instituto Superior Técnico “Setor Alimentar e Biodiversidade – Impactos, Recomendações e Propostas de Ação”. Neste colóquio foram apresentadas recomendações sobre critérios efetivos de biodiversidade para selos e rótulos do sector alimentar.

Delegação do PSD visita Feira Nacional de Agricultura

O PSD também esteve hoje presente na Feira Nacional de Agricultura. Arlindo Cunha, Nuno Serra, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, entre outras personalidades ligadas aos sociais-democratas visitaram expositores e contactaram com o público presente ao longo da visita.

Arlindo Cunha disse que a “agricultura é um sector fundamental da nossa sociedade e a Feira espelha bem esta realidade com muitos equipamentos, produtos tradicionais e certificados. Esta é, sem dúvida, a grande feira portuguesa da agricultura e do mundo rural.”

Líder do CDS-PP na Feira Nacional de Agricultura

A líder do CDS – PP, Assunção Cristas, visitou hoje a Feira Nacional de Agricultura e afirmou que o evento é um exemplo de “afirmação da agricultura portuguesa, que conta em cada edição com mais inovação e sofisticação”. A decoração da entrada mereceu elogios da responsável centrista: “é uma mostra do que melhor se faz no nosso país”.

Para a Presidente do CDS-PP qualquer país desenvolvido tem de apostar na agricultura, já que o sector tem sido um dos grandes motores do desenvolvimento económico do país e está na “1ª linha de adaptação às alterações climáticas”.

“Se queremos 1 território mais equilibrado, temos de reforçar as verbas para os agricultores e estabelecer políticas de valorização de terras, nomeadamente com a atividade agrícola. É necessário incentivar jovens agricultores e agricultores já estabelecidos a ocupar territórios desocupados”, realçou.

Provas Equestres e Animação

O 7º dia da Feira Nacional de Agricultura, dedicado ao Município da Golegã, contou com a disputa de uma Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho (Prova de Ensino e Maneabilidade) e com a exibição de Escolas de Toureio e Treinos de Forcados.

O Auditório de Cozinha ao Vivo recebeu uma “Promoção Gastronómica de Terras de Trás-os-Montes – Chefe João Rodrigues do Restaurante Feitoria (Org. ANCSUB)”, uma “Prova de Produtos Premiados nos Concursos Nacionais” e também uma degustação de “Mação – Horizonte de Sabores (Org. Amarmação).

No Stand do Vinho decorreu uma Masterclass de Vinhos Velhos de Trás-os-Montes, uma ação sobre Vinhos e Gastronomia, com o Chefe Leopoldo Calhau do restaurante Taberna do Calhau e mais um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos.

A animação popular esteve a cargo do “Duo Clave Joaquim Lourenço” e do “Quarteto Nelson Pisco” e a Largada de Toiros atraiu milhares de visitantes, uma vez mais. Para finalizar a noite, Mariza entoou muitos dos seus sucessos.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar