Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeAssociação Portuguesa do Sono recebe prémio mundial com “Dormir bem, envelhecer melhor"

Associação Portuguesa do Sono recebe prémio mundial com “Dormir bem, envelhecer melhor”

O World Sleep Day Committee anunciou ontem a atribuição de uma das mais altas distinções à Associação Portuguesa do Sono (APS) pelas iniciativas desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial do Sono 2019. De 53 países participantes, com mais de 200 atividades em todo o mundo, a campanha da APS – “Dormir bem, envelhecer melhor” — destacou-se pela forma como sensibilizou a população portuguesa para a importância de se dormir bem, cumprindo assim uma das dimensões do trabalho que esta entidade promove.

A APS organizou um vasto conjunto de atividades, como sessões em escolas, unidades de saúde e autarquias, e ainda produziu e divulgou nacionalmente um vídeo de sensibilização.  “Dormir bem, envelhecer melhor” pretendeu transmitir que o bem estar físico, mental e social é maior se se dormir bem, não importa a idade. A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. A campanha pretendeu enfatizar que dormir mal causa várias doenças e terá consequência na qualidade de vida presente e futura.


“Dormir bem, envelhecer melhor” em Coimbra
Na sessão de abertura do evento, organizado em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), foram entregues os prémios do concurso “Dormir bem, envelhecer melhor”, que estas entidades promoveram para as escolas de todo o país. Concorreram alunos, desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, com imagens relativas aos cuidados com o sono a ser enviadas desde a Madeira até Vila Real de Santo António. Seguiu-se uma conversa entre as especialistas Maria Helena Estêvão, Ana Allen Gomes e Ana Rita Álvaro, que abordaram os cuidados que se devem ter desde a infância até à idade sénior.

Numa perspetiva artística, a companhia Marionet  / Laboratório do Desconhecimento apresentou a performance teatral “A máquina dos sonhos”, inspirada na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

A forma como os Livros das Grandes Religiões Proféticas (a Tora do Judaísmo, a Bíblia do Cristianismo e o Alcorão do Islamismo) sublinham a importância de dormir foi o pretexto para a conversa sobre sono e religião que encerrou a iniciativa. No Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, estiveram o líder da comunidade muçulmana, Sheik David Munir, um crente e estudioso de teologia católica, Isaías Hipólito, um crente hebraico, José Levy Domingos, o presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, e uma cientista do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas.

Esta distinção representou para a Associação Portuguesa do Sono, “uma grande recompensa para todos os que contribuíram para a actividade de sensibilização para a importância do sono e constitui um valioso estímulo para o empenho das atividades da APS do próximo ano”. 

PRÉMIOS DO CONCURSO DE DESENHO
“Dormir bem, envelhecer melhor” também foi o nome do concurso de desenho organizado pela Associação Portuguesa do Sono, em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC – UC), para celebrar o Dia Mundial do Sono . A iniciativa pretendeu dar a conhecer a crianças e jovens as condições para uma boa higiene do sono e sensibilizar para a sua importância na saúde, mobilizando as escolas e promovendo a sua criatividade nesta temática. Foram atribuídos quatro prémos. Matilde de Sousa Antunes Correia, aluna do 7.º ano, do Agrupamento de Escolas da Chamusca, foi a vencedora na categoria 3.º ciclo, com o desenho que ilustra este artigo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar