Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerFerreira do Zêzere promove masterclass de fotografia nos Caminhos da Água em...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Ferreira do Zêzere promove masterclass de fotografia nos Caminhos da Água em julho

Segundo ciclo do Caminhos – Programação Cultural em Rede tem lugar em julho, com os Caminhos da Água em 7 municípios do Médio Tejo -Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Os Caminhos da Água, segundo de três ciclos anuais do Caminhos – programa cultural em rede no Médio Tejo – tem lugar de 12 a 14 de julho e 19 a 21 de julho, em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Em destaque neste ciclo dos Caminhos está o projeto Comunitário em Ferreira do Zêzere, uma masterclass de formação de novos fotógrafos, que vai além da programação cultural do Caminhos e que envolve a comunidade local. Durante 4 fins de semana, de 6 a 28 de Julho, o Viagens Na Minha Terra organiza um laboratório de fotografia com Augusto Brázio e Nelson d’Aires no concelho de Ferreira do Zêzere. A masterclass terá um máximo de 12 participantes. As candidaturas estão abertas até dia 1 de julho, no site:

Durante o laboratório os alunos serão orientados no desenvolvimento de um trabalho individual para a realização de um portfólio em formato digital. A apresentação pública dos trabalhos dos alunos terá a forma de projeção de vídeo com participação de artistas locais a tocar ao vivo.

Para além desta masterclass, que ocupa vários fins de semana de julho, no primeiro fim de semana do ciclo Caminhos da Água, o município de Ferreira do Zêzere dá o palco a Célia Barroca & O Indifado no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere às 21h30 de dia 12 de julho.

No sábado, dia 13 de julho, em Ferreira do Zêzere há duas sessões de Mimo’s Dixie Band, às 11h no Lago Azul e às 14h30 em Dornes. Do domingo é possível assistir ao espetáculo Full Circle dos ingleses Avanti Display, às 11h na praia da Bairrada/ Bairradinha em Ferreira do Zêzere.

A programação em Ferreira do Zêzere faz parte de mais de 20 espetáculos, quatro estreias nacionais, com 12 artistas e/ou Companhias de Teatro de Rua e Circo Contemporâneo, de sete países (Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e Reino Unido), que desaguam em julho no Médio Tejo para dois fins de semana em que todos os caminhos vão dar à água.

Caminhos da Água de 12 a 14 de julhoAlcanena, Constância, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha

O programa dos Caminhos da Água abre em Alcanena, com o espetáculo Boate do Circo Rouages, às 19h no Parque Rio dos Cantos em Espinheiro. A sexta à noite é de música, com Célia Barroca & O Indifado no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere às 21h30. Pouco depois, às 22h, em Constância, no Largo Cabral Moncada é possível assistir ao concerto do brasileiro Leo Middea, que mistura ritmos brasileiro com rock, tropicalismo e muito mais.

No sábado em Ferreira do Zêzere há duas sessões de Mimo’s Dixie Band, às 11h no Lago Azul e às 14h30 em Dornes. Às 18h os caminhos levam-nos a Vila Nova da Barquinha para assistir ao Circo Rouages no Largo 1º de Dezembro. Para quem gosta de circo é rumar ao Jardim das Lagoas em Alcanena para o “Descobrindo o Circo” dos OME Dual. Destaque para o concerto de Manel Cruz em Constância, às 22h, no Largo Cabral Moncada.

O domingo em Alcanena é dedicado às crianças, com Cinema Insuflável na praia dos Olhos d’Água, com sessões de hora a hora entre as 10h e as 18h. Há duas oportunidades para assistir ao espetáculo Full Circle dos ingleses Avanti Display, às 11h na praia da Bairrada/ Bairradinha em Ferreira do Zêzere ou às 21h no Largo 1º de Dezembro em Vila Nova da Barquinha. Às 17h a terceira e última oportunidade para ver os Circo Rouages, agora na zona ribeirinha de Constância.

Caminhos da Água de 19 a 21 de julho

Abrantes, Mação e Vila de Rei

O segundo fim de semana dos Caminhos da Água é inteiramente dedicado ao Teatro de Rua e ao Circo Contemporâneo. Os argentinos Chimichurri atuam no Largo dos Combatentes em Mação, enquanto que em simultâneo os espanhóis XA! TEATRE animam a Praça Barão da Batalha em Abrantes.

Vila de Rei acolhe no sábado, dia 20 de julho, circo e teatro de rua, primeiro com o Chimichurri argentino às 17h na Praia Fluvial de Bostelim e às 19h os espanhóis XA! TEATRE em frente ao Mercado Municipal.

O artista de circo italiano Fausto Giori performiza “Demenzio” e percorre vários pontos de Mação, atuando pela primeira vez no sábado às 17h na praia fluvial de Ortiga em Mação e novamente às 21h30 no Largo dos Combatentes. Já no domingo, vai estar às 11h na praia fluvial de Cardigos e às 17h na praia fluvial de Carvoeiro.

Ainda no domingo é possível assistir, às 11h na margem norte do Aquapolis de Abrantes, à única atuação de Aimar & CIA, com o espetáculo ETXEA/CASA/HOME.

Uma das bandeiras do Caminhos é o acesso gratuito a toda a programação cultural, durante os três ciclos anuais (Ferro, Água e Pedra), este ano com o seguinte calendário: Caminhos do Ferro de 12 a 14 de abril; Caminhos da Água de 12 a 14 e 19 a 21 julho; e Caminhos da Pedra, de 11 a 13 e 18 a 20 outubro.

Os Caminhos do Ferro percorreram Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas em abril. Os Caminhos da Água mergulham em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Rei, e Vila Nova da Barquinha em julho. Os Caminhos da Pedra esculpem-se no Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha em outubro.

Sobre o Caminhos:

O Caminhos é um projeto que se divide em três ciclos culturais de programação em rede no Médio Tejo, e que envolve 13 municípios. Estreou-se em 2017 com três caminhos a percorrer: os Caminhos do Ferro (abril), os Caminhos da Água (julho) e Caminhos da Pedra (outubro).

Na sua terceira edição, o Caminhos, surge com uma imagem renovada e uma nova estratégia programática, que passa por uma equipa multi-disciplinar formada por agentes dos 13 municípios associados da CIM Médio Tejo.

O projeto Caminhos surgiu da vontade de 13 municípios em apresentar às suas populações ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional.

Os grandes objetivos do Caminhos é gerar itinerância de públicos internos, com uma programação cultural diferenciadora, e aumentar o número de visitantes que experienciam, neste período, o território como um todo, como um roteiro turístico e cultural em rede.

Já trouxe ao Médio Tejo alguns dos artistas de maior renome nacional e internacional, com propostas irreverentes e emergentes no panorama atual.

Projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar