O Cartaxo integra o novo modelo de recolha de resíduos que a Ecolezíria inicia em 2020. O modelo prevê a recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis. Jovens voluntários vão estar na rua durante o mês de julho para explicar o modelo aos munícipes.
Em junho, a Câmara Municipal do Cartaxo apresentou em sessão pública o modelo de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta que a Ecolezíria vai iniciar em 2020.
Em julho, a campanha de divulgação vai literalmente bater à porta de muitos munícipes – se vive na cidade do Cartaxo, é possível que os jovens voluntários da associação Zero lhe toquem à campainha para explicarem o novo modelo que leva a reciclagem e a poupança muito a sério.
Pedro Nobre, vereador da Câmara Municipal responsável pelo pelouro da Recolha de Resíduos, explica que “um grupo de jovens voluntários da Zero, entidade que colabora com a Ecolezíria neste projeto, vai estar na cidade do Cartaxo a partir do dia 9 de julho, terça-feira, para distribuir aos munícipes um folheto com informação sobre o novo modelo de recolha de resíduos recicláveis e prestar esclarecimentos sobre a implementação do projeto. Esta fase da campanha de divulgação vai decorrer durante cinco dias” e abrange todos os municípios que integram o novo modelo.
A partir de três perguntas, a Ecolezíria dá a conhecer aos munícipes como decorrerá a recolha porta-a-porta: a Ecolezíria fornecerá ecosacos, baldes para resíduos orgânicos e ainda compositores, nos casos de habitações que possuam espaço exterior. A recolha será efetuada em datas agendadas e prevê uma compensação financeira para os munícipes que mais colaborem na separação dos resíduos.
O que vai receber da parte da ECOLEZÍRIA?
Três ecosacos para separar em sua casa as embalagens de papel/cartão, os plásticos e os metais e o vidro;
Um pequeno balde para separar os resíduos orgânicos;
Um conjunto de sacos para separar o papel/cartão (saco azul), um conjunto de sacos para separar os plásticos/metais (saco amarelo) e um conjunto de sacos para separar os resíduos orgânicos.
Como funciona?
As embalagens de papel/cartão e de plásticos/metais serão recolhidas uma vez por semana e os resíduos orgânicos três vezes por semana. A recolha dos recicláveis vai ocorrer durante a madrugada do dia da semana indicado para a recolha, pelo que cada utilizador deverá colocar os sacos na via pública à porta da habitação ou prédio onde reside. O vidrão vai continuar na via pública.
E quem tem um espaço exterior na casa?
Neste caso a Ecolezíria oferece também um compostor para reciclagem dos orgânicos.
Se separar vai ganhar!
A Ecolezíria vai atribuir uma compensação financeira aos munícipes que mais colaborem na reciclagem, para descontar em compras no comércio local.
A Ecolezíria disponibiliza informação sobre o modelo em www.ecoleziria.pt
