Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoComunidades intermunicipais da Lezíria e Médio Tejo assinam protocolo do SIRESP
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Comunidades intermunicipais da Lezíria e Médio Tejo assinam protocolo do SIRESP

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, o Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação vão assinar o protocolo da cedência de dados da aplicação SIRESP-GL, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no próximo dia 10 de julho, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação.

No próximo dia 10 julho, às 11h00, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação vão proceder à assinatura do Protocolo de Cedência de Dados da Aplicação SIRESP-GL com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A cerimónia realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação e conta com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.
No ano de 2018, foi executada a implementação de um projeto piloto a nível distrital, no âmbito da criação de sistema de suporte à decisão no combate aos incêndios florestais em articulação com o Comando Distrital de Operação e Socorro (CDOS) de Santarém, o denominado MACFIRE (Mac de Mação, Fire de fogo).
O MACFIRE – Gestão de ocorrências – foi operacionalizado em concertação com o CDOS de Santarém, as duas CIM do distrito de Santarém (Médio Tejo e Lezíria do Tejo) e o Município de Mação. Desde então, o processo tem vindo a possibilitar um maior desenvolvimento da aplicação, estendendo-se o uso da mesma a todos os Corpos de Bombeiros do distrito.
Nesta fase, e através deste protocolo pretende-se que os dados da ANEPC, de todos os rádios SIRESP, possam ser incorporados no sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências – operacionalizando ainda mais o sistema de suporte à decisão no distrito de Santarém.
No âmbito da preparação do dispositivo para 2019, foi realizada uma apresentação do projeto na Secretaria de Estado da Administração Interna com vista a ser solicitado o acesso aos dados (localização) dos rádios SIRESP-GL, evitando assim o custo na aquisição/aluguer de localizadores.
No decorrer do processo, foi também realizada uma reunião no passado dia 18 de abril, nas instalações da ANEPC, com vista à operacionalização da cedência dos dados dos rádios SIRESP-GL.
O ano passado, foi atualizada pela CIM do Médio Tejo, a aplicação tecnológica de sistema de informação geográfica, a qual proporciona o apoio à decisão, uma vez que permite aos operacionais no terreno “o desenho” nos dispositivos móveis, em tempo real, do que estão a observar no teatro de operações.
Já a CIM da Lezíria do Tejo efetuou a aquisição de dois drones equipados com câmara de vídeo e câmara térmica, permitindo fazer um reconhecimento aéreo do teatro de operações. A minuta de protocolo a celebrar com a ANEPC, com a CIM do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e o Município de Mação para a Gestão de Ocorrências, no âmbito da cedência de dados da aplicação SIRESP-GL, já tinha sido aprovada no dia 9 de maio em Conselho Intermunicipal.

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, o Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação vão assinar o protocolo da cedência de dados da aplicação SIRESP-GL, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no próximo dia 10 de julho, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação.

A cerimónia conta com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar