O Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana começa na sexta-feira, dia 5 de Julho e decorre até dia 14 de Julho, na Praça da Republica, em Samora Correia. A organização é da ARCAS (Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora), e conta com o apoio da Câmara Municipal de Benavente.
Inserido na zona histórica de Samora Correia este Festival espelha a tradição e a história desta Região.
As tasquinhas das associações locais dão a conhecer os pratos e os petiscos típicos da Lezíria Ribatejana a partir desta sexta-feira e até 14 de julho na Praça da República em Samora Correia.
O Torricado com Bacalhau, que outrora alimentou campinos e trabalhadores rurais na lezíria, é o Rei num cardápio onde não faltam as enguias, o camarão e a lambujinha do rio, as tripas assadas e as carnes de touro bravo.
A organização garante preços justos e acessíveis num festival com entrada livre e onde haverá animação todas as noites com música, dança e demonstrações desportivas e culturais.
Uma das novidades da 31ª edição é a “Orelha de Elefante” apresentada pela Casa do Benfica de Samora Correia. Não se assuste porque não é carne de elefante, trata-se de uma costeleta de novilho com mais de um quilo de peso que bem pode ser repartida por um acompanhante.
As ementas são variadas e incluem também petiscos como caracóis, camarão do rio, orelha, pipis, pataniscas, torresmos e o famoso pica pau ou a carne da matança.
Como é hábito não faltará a tasquinha dos doces com os célebres cabrestos e o Concurso do Arroz Doce que vai apurar os melhores entre os concorrentes.
A organização é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) em parceria com as associações participantes.