Quarta-feira, Outubro 4, 2023
InícioCultura & lazerSamora Correia é a capital do petisco ribatejano
banner-epvt

Samora Correia é a capital do petisco ribatejano

banner-complexo-aquático

O Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana começa na sexta-feira, dia 5 de Julho e decorre até dia 14 de Julho, na Praça da Republica, em Samora Correia. A organização é da ARCAS (Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora), e conta com o apoio da Câmara Municipal de Benavente.

Inserido na zona histórica de Samora Correia este Festival espelha a tradição e a história desta Região.

As tasquinhas das associações locais dão a conhecer os pratos e os petiscos típicos da Lezíria Ribatejana a partir desta sexta-feira e até 14 de julho na Praça da República em Samora Correia.

O Torricado com Bacalhau, que outrora alimentou campinos e trabalhadores rurais na lezíria, é o Rei num cardápio onde não faltam as enguias, o camarão e a lambujinha do rio, as tripas assadas e as carnes de touro bravo.

A organização garante preços justos e acessíveis num festival com entrada livre e onde haverá animação todas as noites com música, dança e demonstrações desportivas e culturais.

Uma das novidades da 31ª edição é a “Orelha de Elefante” apresentada pela Casa do Benfica de Samora Correia. Não se assuste porque não é carne de elefante, trata-se de uma costeleta de novilho com mais de um quilo de peso que bem pode ser repartida por um acompanhante.

As ementas são variadas e incluem também petiscos como caracóis, camarão do rio, orelha, pipis, pataniscas, torresmos e o famoso pica pau ou a carne da matança.

Como é hábito não faltará a tasquinha dos doces com os célebres cabrestos e o Concurso do Arroz Doce que vai apurar os melhores entre os concorrentes.

A organização é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) em parceria com as associações participantes. 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

João Baptista
João Baptistahttps://maisribatejo.pt
Jornalista desde 1985, foi chefe de redação do jornal regional O Ribatejo, extinto em 2018. Fundador e diretor do Mais Ribatejo.
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

banner-união-freguesias-cidade-santarem

Comentários recentes

cartaz-aviso-vespa-velutina-almeirim
pubspot_img
Fechar