Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeSantarém - Escola Mem Ramires inaugura nova sala do futuro

Santarém – Escola Mem Ramires inaugura nova sala do futuro

A EB 2,3 Mem Ramires em Santarém conta desde dia 5 de julho, com uma Sala do Futuro, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE. A Sala do Futuro foi inaugurada por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, vereadora da Educação da Câmara de Santarém, Pedro Ribeiro, presidente da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Manuel Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, alunos e professores e entidades civis e militares.

A Sala do Futuro permite o desenvolvimento de autonomia, tanto para os alunos como para o próprio professor, a aprendizagem multidisciplinar, o reforço da autoconfiança e a utilização de múltiplas tecnologias, tais como computadores híbridos, quadros didáticos, cadeiras e mesas articuladas que permitem dispor a sala de aula de formas distintas e mediante as necessidades de aprendizagem dos alunos, Kits de robótica, equipamento de áudio e vídeo e mesa interativa.

A EB 2,3 Mem Ramires é o 3.º estabelecimento de ensino, dos 19 agrupamentos de escolas dos dez municípios da CIMLT: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém, a implementar a Sala do Futuro, com o objetivo de proporcionar à comunidade escolar um ambiente educativo inovador, inspirado no “Future Classroom Lab, projeto da European Schoolnet, rede europeia dos Ministérios da Educação”.

Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos: computadores, tablets, quadros e mesas interativos, máquinas de filmar, robots e impressoras 3D. No que toca ao ambiente formativo, a sala do futuro divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar.

As Salas do Futuro têm como objetivos, “a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens”, implementadas no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar