Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoInfraestruturas de Portugal garante: "Não há risco de desabamento nas Encostas do...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Infraestruturas de Portugal garante: “Não há risco de desabamento nas Encostas do Sol”

A Infraestruturas de Portugal garante, em comunicado à imprensa, que “não há risco de desabamento nas encostas das Portas do Sol em Santarém“.

A nota surge na sequência da notícia de hoje no Público com o título “Linha do Norte enfrenta risco de desabamento por falta de obra urgente”. O Público dá conta de divergências entre “a empresa Infraestruturas de Portugal, a construtora Teixeira Duarte e a Câmara Municipal de Santarém sobre obras de protecção à via férrea, na Linha do Norte, devido ao risco de desabamento de uma parte da encosta das Portas do Sol”.

O IP sublinha que “as Encostas do Sol são monitorizadas pela Infraestruturas de Portugal, na salvaguarda dos interesses e responsabilidades pela circulação na Linha do Norte“.

A nota de imprensa adianta que “a monitorização das Encostas de Santarém é efetuada com o apoio técnico do LNEC e permite garantir o controlo da sua estabilidade por forma a evitar quaisquer riscos que coloquem em causa a segurança da circulação no troço da linha do Norte na base da encosta”.

Conforme refere o Parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) a responsabilidade pela consolidação do terreno pertence, em primeira instância, ao seu proprietário e, na falta de atuação deste, compete ao Município a responsabilidade pela execução das obras que sejam necessárias“, realça a IP.

O comunicado refere, no entanto, que “a IP não poderá deixar de intervir se verificar que a execução de obras de consolidação se revela inadiável, esgotadas as tentativas de cumprimento do Parecer da PGR“.

2 comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar