O Festival ZêzereArts está de regresso ao Médio Tejo e começa já no domingo, em Tomar. Conheça os destaques da primeira semana
Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Batalha e a vila de Dornes estão prontos para receber, entre os dias 14 e 27 de Julho, concertos, recitais, coros e exposições de arte.
O festival é o momento final de uma experiência pedagógica que reúne, na região do Médio Tejo, estudantes de música, jovens profissionais e amadores de alto nível para cursos de Verão com professores de reconhecido mérito. Todos os espectáculos são de entrada gratuita.
A primeira semana do ZêzereArts começa com um Recital de Violino e Piano com Canto Lírico, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Tomar, no dia 14 de Julho. Este espectáculo é o resultado da masterclass com Ilya Grubert, prestigiado violinista, e da masterclass de canto lírico de Brian MacKay, dirigidas a estudantes avançados.
Uma das grandes novidades desta edição do ZêzereArts é o cruzamento com o Festival CriaSons. Este é um ciclo de concertos que, desde Dezembro de 2018, assumiu a missão de promover a música erudita, particularmente aquela produzida hoje em Portugal. No sexto concerto, o CriaSons apresenta no ZêzereArts os compositores Fernando Lapa – o compositor residente desta edição – e Cândido Lima. Este terá lugar na Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca de Tomar, no dia 15 de Julho.
Será apresentada a obra Missa Solemnis “Waisenhausmesse” KV 139, de Mozart, pelas vozes do Coro do Festival ZêzereArts, com a direcção de Pedro Correia, no dia 16 de Julho, na Igreja de Nossa Senhora da Graça em Tomar.
É no Posto de Turismo de Dornes que, no dia 17 de Julho, será inaugurada a exposição “Images of ZêzereArts”, de Els Smulders-Waijers. A exposição permanecerá em Dornes até ao dia 1 de Setembro e será possível visitá-la diariamente entre as 10h00 e as 18h00.
Outro dos destaques desta primeira semana é o Concerto Coral intitulado Ondas Sonoras, que terá lugar no Convento de Cristo em Tomar, no dia 19 de Julho, e no Mosteiro da Batalha, no dia 20 de Julho. O concerto distingue-se pela presença do Cuore Chamber Choir da Irlanda e do Coro Voz Nua de Aveiro.
A programação completa pode ser consultada aqui.
O ZêzereArts é um dos mais destacados eventos de música no património mais importante de Portugal, distinguindo-se por levar, há nove anos, o melhor da música erudita aos monumentos da região do Médio Tejo.