Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeA arte na cozinha - Novas respostas no tratamento da doença mental...

A arte na cozinha – Novas respostas no tratamento da doença mental no Hospital de Santarém

O serviço de psiquiatria do Hospital de Santarém apresentou esta quinta-feira, o projecto “In_Cooking”, que vai permitir a meia centena de utentes frequentarem oficinas de cozinha orientadas pelo chefe scalabitano Rodrigo Castelo.

Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém, através da Associação R.INseRIR – “Oficinas para Todos e para cada um”. O projeto foi tornado possível pela candidatura ao programa Missão Continente 2018, na área da Inclusão Social e Alimentação Saudável, com o Projeto IN_Cooking, que foi premiado com o financiamento de 26.500 euros, donativo entregue hoje na sessão de apresentação do In_Cooking, que teve lugar na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

Carla Ferreira e Ana Mendes, coordenadoras da iniciativa, afirmam que “este financiamento vai ser agora aplicado nas instalações e equipamentos da cozinha do Serviço de Psiquiatria, de forma a criar as condições necessárias para funcionar como cozinha profissionalizante”.

O projeto vai realizar “oficinas de cozinha” que proporcionam um “ambiente de criatividade, partilha e crescimento pessoal, mediado pela Arte da Cozinha, através da aquisição de competências técnicas de culinária por parte dos participantes, com receitas saudáveis, sob orientação do Chef Rodrigo Castelo, que será o animador pro bono das oficinas, disse Ana Mendes, psicóloga da equipa. O Projeto será fortalecido com parceiros da comunidade que disponibilizarão produtos de origem vegetal e animal, para a confeção das refeições.

“O Projeto IN_Cooking pretende criar respostas na área da reabilitação psicossocial, promovendo o desenvolvimento de competências na área da culinária, potenciando a autonomia, a alimentação saudável e a inclusão social”, adiantou a psicóloga.

Segundo as responsáveis do projeto, o “IN_Cooking promove a inclusão social da pessoa com doença mental, melhora o seu funcionamento, autonomiza para as atividades de vida diária e capacita para a empregabilidade dos participantes”.

“Acreditamos que iniciativas como estas marcam a diferença na inclusão social da pessoa com doença mental, promovendo o combate ao seu estigma”, sublinham as promotoras da iniciativa.

A obra deverá iniciar-se durante o mês de Agosto, prevendo-se que as oficinas possam iniciar-se em Outubro, disse Carla Ferreira, adiantando que esta é apenas uma componente do “In_Cooking”. Segundo a enfermeira, o projecto surgiu da percepção de que a aprendizagem de culinária era uma necessidade dos utentes, alguns dos quais vivem com familiares envelhecidos e outros sozinhos, muitas vezes recorrendo às cozinhas sociais, pelo que sentimos que havia necessidade de os autonomizarmos também ao nível da alimentação, o que acaba por ter influência na auto-estima e na redução do estigma”.

A exemplo de outros projectos do Departamento de Psiquiatria do Hospital, os grupos que vão integrar o “In_Cooking” são formados por utentes do serviço e por membros da comunidade identificados como estando em situação de exclusão.

O projecto prevê a criação de seis grupos, cada um com seis utentes e dois membros da comunidade, durando cada oficina seis semanas, seis horas por semana, em duas sessões.

A iniciativa conta com o apoio das Escolas Superiores de Saúde e de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) no projecto de investigação para avaliação do impacto do “IN_Cooking”.

Promovido pela associação R.InseRIR, – Oficinas para Todos e para Cada Um, criada para esta finalidade, o projecto conta com as parcerias do Hospital de Santarém, da Câmara Municipal de Santarém, da Casa de Pessoal do Hospital de Santarém, das Escolas Superiores de Saúde, de Gestão e Agrária, do IPS, da Escola Profissional Vale do Tejo e de várias empresas.

A R.INseRIR está igualmente a dar continuidade ao projecto de artes plásticas “INcluir – Oficinas para todos e para cada um”, que vai já na sua quarta edição, depois do impulso inicial dado pelo apoio da Fundação EDP em 2016. Estas oficinas de artes plásticas são orientadas pelo artista plástico João Maria Ferreira, e têm lugar na na Incubadora d’Artes, espaço cedido pelo município, contando também este ano com uma parceria da Escola Superior de Educação/IPS, que disponibiliza um docente para a realização de oficinas nas suas instalações.

Carla Ferreira referiu ainda o projecto Trocas, uma loja social que há mais de três anos, tem sido um dos locais privilegiados de reinserção de doentes na comunidade, sobretudo após a alta do hospital.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar