Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerFestival internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Festival internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância

Numa organização da CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, Constância recebe o IV FICOC – Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão, que decorre nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho. O Festival vai realizar-se em todas as freguesias do Município de Constância.
Um vasto e rico programa musical será apresentado ao público por carrilhanistas e organistas nacionais e estrangeiros, promovendo e valorizando, no concelho, a presença do maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, e da relíquia cultural que é o Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância. Neste festival participarão também, com as suas peculiaridades, as associações concelhias parceiras da CICO por Protocolos de Colaboração.
Com este evento, pretende-se despertar a atenção dos entusiastas do carrilhão dispersos pelo planeta para as peculiaridades de Constância e para a capacidade que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão e do órgão no mundo.
Recorde-se que Constância possui o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, relativamente ao qual se têm proferido excelentes opiniões tanto pela sua estética como pela sua concepção e sonoridade. Este instrumento que faz as delícias de quem o ouve, vai despertando também, e em simultâneo, expectativas e desejos de novas experiências na área da musicalidade. Assim se têm realizado múltiplos concertos por várias regiões do nosso país e do estrangeiro dando a conhecer a todos mais uma das distinções de Constância.
Na Igreja Matriz da vila, está guardada outra relíquia de índole cultural, o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, uma das figuras cimeiras da organaria portuguesa. Este órgão tem merecido,
da parte de quem o visita, bastantes elogios tanto pela sua qualidade sonora como arquitectónica e pela cuidada manutenção que o tem mantido musicalmente em condições de funcionamento.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar