Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoPolémica na escolha de candidatos a deputados do PSD em Santarém
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Polémica na escolha de candidatos a deputados do PSD em Santarém

A constituição da lista de candidatos a deputados do PSD pelo distrito de Santarém às eleições legislativas de 6 de outubro está a rodeada em polémica em Santarém. Segundo o jornal i, a reunião entre a Distrital de Santarém, liderada por João Moura, e a Direção Nacional do PSD acabou da pior forma: aos berros e com muitos apelos à calma.

De acordo o jornal “i”, que cita várias fontes do PSD, o secretário-geral do partido, José Silvano, informou a distrital que a direção decidiu incluir o atual deputado Duarte Marques, natural de Mação, na lista pelo círculo eleitoral de Santarém. A decisão não surpreendeu, até pela visibilidade do trabalho político de Duarte Marques, mas o problema traduziu-se na exclusão do nome de Ramiro Matos, atual vice-presidente da Distrital, indicado por Santarém.

Sendo o advogado Ramiro Matos muito próximo do presidente da Câmara de Santarém, contou com a defesa do autarca de Santarém que é também o presidente da concelhia. Ricardo Gonçalves terá insinuado que Duarte Marques, parlamentar que se tem destacado em temas como a proteção civil, iria para as listas porque teria um “padrinho”.  E o padrinho seria Nuno Morais Sarmento, atual vice-presidente do partido, e com quem Duarte Marques trabalhou há mais de uma década, antes de ser eleito líder da JSD ou mesmo deputado.

Segundo o jornal “i”, Morais Sarmento não terá gostado da referência feita e aconselhou o autarca a gastar energias com o seu concelho e a limpeza de terrenos por causa dos incêndios. Ricardo Gonçalves, por sua vez, terá aconselhado Morais Sarmento a preocupar-se com a limpeza de terrenos da família em Santarém. O jornal “i” adianta que a discussão descambou em gritaria, e ânimos exaltados, e a reunião terminou por ali.

De realçar que a distrital presidida por João Moura apresentou uma lista que não inclui um único dos atuais deputados. João Moura, presidente da distrital surgia em primeiro lugar, Ramiro Matos em segundo e Isaura Morais em terceiro. Depois Rui Rio impôs Isaura Morais, presidente da Câmara de Rio Maior como cabeça de lista, nome que parece ser consensual entre os social-democratas. Porém, o afastamento de Duarte Marques da lista surpreendeu, e no PSD comentava-se que o deputado iria ficar na equipa dada a prestação na bancada parlamentar.

O caso segue agora para a comissão política nacional de dia 30 e o conselho nacional onde serão votados os nomes das listas de braço no ar.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar