Segunda-feira, Abril 15, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasIACA apoia pequenos produtores com ração para animais nas zonas afetadas pelos...

IACA apoia pequenos produtores com ração para animais nas zonas afetadas pelos fogos

Os industriais de alimentos compostos para animais, através da IACA – Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais – estão a entregar, de forma solidária, as primeiras toneladas de alimentos compostos destinados a animais pertencentes a pequenos produtores que foram afetados pelos incêndios em Mação, Vila de Rei e Sertã. 

A alimentação que é entregue esta sexta-feira, na Zona Industrial do Carrascal, em Vila de Rei, aquando da visita do Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, junta-se à já entregue ontem, perfazendo um total de 6 toneladas de alimentos a distribuir a centenas de pequenos produtores afetados.

Segundo uma nota à imprensa da IACA, a operação vai continuar nos próximos dias e enquanto for necessária. A ação, que está a ser implementada em articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e com os responsáveis veterinários dos municípios afetados pelos incêndios, inclui a possibilidade de produção de ração de emergência, uma alimentação animal com características especiais e que visa garantir as necessidades básicas dos animais enquanto a normalidade não é retomada.

A iniciativa IACA Solidária teve início em 2017, envolvendo voluntariamente todos os associados da instituição, para prestar apoio aos produtores pecuários, e seus animais, afetados pelos incêndios que devastaram Portugal em Junho e Outubro desse ano. Foram oferecidas mais de 150 toneladas de alimentos para aninais e foi criada uma ração de emergência para garantir a subsistência dos mesmos.

Em 2019, ao retomar a iniciativa Solidária que envolve, até ao momento, seis dos associados da instituição, organização que representa 80% da produção nacional, Jaime Piçarra, secretário-geral da IACA, afirma “contribuir para o bem-estar animal, no que à alimentação diz respeito, e sermos solidários com as populações, é uma das missões desta Associação. Não poderíamos fazer outra coisa se não o que estamos a fazer neste momento e o que fizemos em 2017: ir para o terreno e zelar para que os animais estejam bem nutridos, mesmo em situações anómalas como as que enfrentamos neste momento.”

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar