Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedade“Mãos na Lata” - Workshop de Arte Urbana mobilizou jovens e idosos...

“Mãos na Lata” – Workshop de Arte Urbana mobilizou jovens e idosos em Alverca

O Projeto Municipal Ativ@mente esteve em Alverca nos dias 18, 19 e 23 de julho, na Escola EB 2,3 Pedro Jaques de Magalhães, onde decorreu um Workshop de Arte Urbana integrado na atividade denominada “Mãos na Lata”. Numa parceria com técnicos do Projeto Lata 65, foi desenvolvida esta atividade de promoção do envelhecimento ativo, da solidariedade, da aprendizagem intergeracional e da inclusão social, potenciando a integração e a participação da pessoa com idade igual ou superior a 55 anos.

As sessões contaram com a participação de 10 jovens, alunos da EB 2, 3 Pedro Jaques de Magalhães, com idades entre os 11 e os 14 anos, e idosos da Associação Assistência e Beneficência da Misericórdia de Alverca, do Centro de Apoio Social do Bom Sucesso/Arcena e também da Casa de São Pedro de Alverca. O Ativ@mente promoveu assim a participação de 11 idosos, com idades compreendidas ente os 66 e os 88 anos.

A implementação desta atividade teve um balanço muito positivo. A participação de jovens e idosos numa atividade em conjunto permitiu constatar a relevância do desenvolvimento de ações intergeracionais na promoção de um envelhecimento ativo. Todos os envolvidos nos workshops mostraram-se muito satisfeitos, revelando elevada motivação e vontade de participarem mais vezes em ações deste tipo. O empenho e a disponibilidade de todas as entidades envolvidas contribuíram para o sucesso desta atividade, que teve o privilégio de ser coberta pela Rádio Escola.

O Projeto Ativ@mente tem como principais objetivos a inclusão social das pessoas com mais de 55 anos e a promoção do envelhecimento ativo e saudável, abrangendo a população sénior de todo o Concelho de Vila Franca de Xira. Em curso até novembro de 2021, implica um investimento total de cerca de 412.400€, comparticipado a 50% pelo Fundo Social Europeu. O investimento municipal direto para a criação destas atividades cifra-se em cerca de 206.200€. As atividades são desenvolvidas com apoio técnico especializado em áreas como a psicologia, ciências sociais, nutrição e fisiologia.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar