A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Évora, no dia 24 de julho, levou a efeito uma operação de investigação criminal nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja, que resultou na detenção de quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 33 e os 52 anos, de diversas nacionalidades.
No âmbito de um inquérito que decorre há cerca de um ano, sob a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que tem por objeto a investigação de uma organização criminosa internacional que se dedica à produção e comercialização fraudulenta de tabaco, os militares levaram a efeito a operação com o objetivo de proceder ao desmantelamento de uma célula de ligação internacional, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização. Para o efeito, foi dado cumprimento a 15 mandados de busca, doze domiciliárias e três não domiciliárias. Foram apreendidos 28.241 cigarros; 21,5 quilos de tabaco de corte fino; mais de 1,2 milhões de filtros para a produção de cigarros; dois veículos; um veículo trator; um semirreboque; diverso material informático e de telecomunicações; e documentação diversa.
No decurso da investigação tinham já sido apreendidas 12 toneladas de tabaco de corte fino, o suficiente para produção de mais de 12 milhões de cigarros, estimando-se evasão ao imposto especial sobre o consumo de tabaco e IVA , em cerca de 2,5 milhões de euros.
Aos arguidos detidos, foram-lhe aplicadas, como medidas de coação, apresentações periódicas obrigatórias. Foram ainda constituídos arguidos outros dois indivíduos, assim como três pessoas coletivas.
Face à dimensão transnacional dos ilícitos investigados, que tem ramificações a outros países europeus, foi necessário acionar os mecanismos de cooperação policial internacional, tendo a operação beneficiado do apoio e do patrocínio da EUROPOL.
A operação envolveu cerca de 60 militares da Unidade de Ação Fiscal, contando com o reforço da Unidade de Intervenção e dos Comandos Territoriais de Beja e Évora, assim como da Polícia de Segurança Pública.