Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasPequenos negócios: saiba como gerir o fundo de maneio e planeamento de...

Pequenos negócios: saiba como gerir o fundo de maneio e planeamento de caixa

Embora sejam absolutamente fundamentais para o equilíbrio financeiro das empresas, a gestão do fundo de maneio e do planeamento de caixa nem sempre é tarefa fácil para os empreendedores e gestores de pequenos negócios. Foi tendo em conta esta dificuldade que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, através do projeto financiado Ribatejo InovFin, decidiu incluir o tema nas suas ações de capacitação para pequenos negócios. Depois de ter esclarecido os empresários de Santarém, a sessão segue agora para Ourém, onde se vai realizar no dia 11 de setembro.

Como nem todos os negócios recebem primeiro dos clientes antes de pagarem a fornecedores, é importante analisar as necessidades de fundo de maneio. Mesmo em empresas saudáveis e economicamente viáveis, é normal gerarem-se necessidades de tesouraria de dimensão assinalável, sobretudo quando o negócio cresce. Para que os empresários não sejam surpreendidos por buracos de tesouraria que ponham em causa o funcionamento das empresas, é fundamental o conhecimento de tais necessidades no contexto dos fluxos de caixa gerado pela empresa.

É, assim, objetivo deste workshop, compreender a importância e impacto das questões da tesouraria no funcionamento e viabilidade de um projeto empresarial, bem como saber calcular as necessidades de fundo de maneio e fazer o planeamento de tesouraria.

Com agenda marcada para 11 de setembro, pelas 14h45, na Startup Ourém, a sessão de literacia financeira é direcionada para empreendedores, pequenos negócios e / ou jovens empresas e tem inscrição gratuita, uma vez que é financiada pelo projeto Ribatejo InovFin. Trata-se de um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.

As inscrições já estão abertas junto do portal da NERSANT, em www.nersant.pt ou no portal do projeto, em www.inovfin.pt. Para mais informações, os interessados devem contactar a associação empresarial através dos contactos 249 839 500 ou inovfin@nersant.pt.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar