A terceira etapa da Volta a Portugal percorreu-se entre Santarém e Castelo Branco. Foram 194 quilómetros percorridos sob temperaturas elevadas durante mais de cinco horas. O ciclista Daniel Mestre da W52-FC Porto, venceu ao sprint na chegada a Castelo Branco, mas a Volta a Portugal em bicicleta continua a ser liderada pelo espanhol Gustavo Veloso, que foi 7.º na etapa.
Daniel Mestre, da W52-FC Porto, venceu ao sprint e deu mais uma vitória à sua equipa. Esta etapa antecede a subida à Torre.
Mestre completou os 194,1 quilómetros entre Santarém e Castelo Branco em 5:11.37 horas, impondo-se sobre a meta ao francês Clément Russo (Arkéa Samsic) e ao norueguês August Jensen (Israel Cycling Academy), segundo e terceiro posicionados, respetivamente.
Gustavo Veloso, vencedor da Volta a Portugal em 2014 e 2015, manteve-se no comando da classificação geral, com três segundos de vantagem sobre o espanhol Mikel Aristi (Euskadi-Murias) e oito sobre Mestre, que subiu ao terceiro posto.
No domingo, disputa-se uma das etapas mais emblemáticas da 81.ª edição da prova, na extensão de 145 quilómetros, com partida em Pampilhosa da Serra e chegada na Torre, a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial.
Este domingo, a quarta etapa parte da Pampilhosa da Serra, que se estreia no traçado de partidas e chegadas, e estende-se por 145 quilómetros, até à Torre, a única contagem de montanha de categoria especial da 81.ª edição.