Quarta-feira, Outubro 4, 2023
InícioCultura & lazerFim de semana animado em Santarém - Estátuas humanas, exposições, desporto e...
banner-epvt

Fim de semana animado em Santarém – Estátuas humanas, exposições, desporto e muita música

banner-complexo-aquático

A festa continua em Santarém, no próximo fim de semana, desta vez animado pelo regresso do Festival de Estátuas Humanas que na sua primeira edição encheu as ruas do centro histórico de Santarém. Para além disso, o projeto municipal Santarém Cultura/ In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura, apresenta ainda outras propostas para os próximos dias.

Concerto Cartaxo Sessions no Jardim Portas do Sol

O auditório do Jardim Portas do Sol recebe na noite de quinta-feira, 8 de agosto, a partir das 21h45, duas bandas internacionais:  Zig-Zags, vindos dos Estados Unidos da América e Maggot Heart, projeto oriundo da Suécia. O concerto é organizado em parceria com a Associação Cartaxo Sessions, responsável por trazer até Portugal bandas associadas a pequenos nichos de música alternativa.

II Festival de Estátuas Humanas

Na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 21h45, o centro histórico da cidade recebe o II Festival de Estátuas Humanas, com curadoria dos Quideia, entidade que tem a responsabilidade técnica do evento.

Depois do sucesso alcançado em 2018, o Festival de Estátuas vai estender-se por mais ruas e abranger todo o fim de semana. Vão estar a concurso 16 estátuas humanas e presentes quatro, entre elas encontram-se alguns dos mais importantes nomes portugueses desta arte de rua.

No sábado, 10 de agosto, o certame realiza-se durante o mesmo horário, terminando no domingo, 11 de agosto, com a entrega dos prémios, que serão atribuídos pelas 20h00, no Largo Padre Chiquito.

Human’Art e Orquestra Improvável

Paralelamente ao Festival de Estátuas Humanas, no sábado, 10 de agosto, as ruas do centro da cidade vão ser percorridas pelo coletivo Human’Art e os seus espetaculares malabares de fogo. Para domingo, 11 de agosto, a animação ficará a cargo da Orquestra Improvável.

Tradição com o Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos de Santarém

Na manhã de sábado, 10 de agosto, o Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos de Santarém é o convidado para o Percurso/Tradição, com organização do INATEL. O grupo vai desfilar pelo centro histórico, mostrando as danças e cantares de outros tempos, entre as 10h00 e as 13h00.

Animação desportiva  e Yoga para todos

No Jardim Portas do Sol, entre as 10h30 e as 12h00, tem lugar a ‘Animação Desportiva’ com diferentes atividades para famílias, uma ação que conta com organização da Decathlon.

No mesmo local, entre as 11h00 e as 12h00, decorre uma nova sessão de ‘Yoga para todos’, com orientação dos monitores da AMA – Associação Movimento Aberto.

Cartografia Sentimental, uma nova interpretação de imagens antigas de Santarém

Desde segunda-feira, 5 de agosto, encontra-se patente no Palácio Landal, no Largo Padre Chiquito, o projeto Quercus faginea Lam., da autoria de Carla Cabanas, desenvolvido especificamente para integrar a exposição Cartografia Sentimental. A mostra adota o formato de uma instalação e é composta por fotografias de épocas distintas, provenientes do arquivo do site Eu Gosto De Santarém. As imagens retratam os habitantes locais no desenvolvimento das suas atividades quotidianas e assumem o formato das folhas da árvore Quercus faginea/Carvalho-português, que é uma espécie autóctone da região. A ideia é invocar a queda sazonal das folhas, relacionando-as com as várias gerações de pessoas que viveram ou visitaram Santarém. A exposição pode ser visitada até 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, de manhã,  das 9h30 às 12h30, e durante a tarde das 14h00 às 17h30 e, aos sábados, entre as 10h00 e as 13h00.

Menu História com Arte… Pombinhas de Santarém

Está a decorrer em cerca de 30 cafés e pastelarias da cidade a campanha ‘Menu História com Arte… Pombinhas de Santarém’, uma parceria entre o Município de Santarém, as carnes Nobre e a Compal/Sumol. Associada ao culto do Espírito Santo, as Pombinhas de Santarém são um misto de pão e bolo tradicional feito de massa de farinha de trigo levemente adocicada, cuja criação está ligada ao “bodo” distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, que se comemora 50 dias após a Páscoa.

20 Lojas, 20 Fotografias

Em algumas travessas do centro histórico de Santarém, encontram-se expostas várias imagens com comerciantes locais. ‘20 Lojas, 20 Fotografias’, é um projeto concebido por Augusto Brázio e Nelson D´Aires, onde as imagens foram impressas em grande formato e colocadas nas travessas das ruas principais. Este trabalho, feito junto da comunidade comercial, recupera e dá protagonismos aos dinamizadores do centro histórico da cidade de Santarém.

ScalaBus In.Santarém, visitas turísticas gratuitas

Já se encontra em circulação no planalto scalabitano, o ScalaBus In Santarém, que oferece a possibilidade de se viajar gratuitamente com visitas orientadas, de quarta-feira a domingo, entre 23 de julho e 8 de setembro. As partidas acontecem sempre junto da Sala de Leitura Bernardo Santareno, no Jardim da Liberdade, entre as 10h00 e as 11h00. Uma parceria com a Rodoviária do Tejo para redescobrir o centro histórico sob diferentes perspetivas.

Exposição de fotografias ‘Portas e janelas da minha cidade’

Em permanência, pode ser visitada a exposição de fotografia ‘Portas e janelas da minha cidade’, patente ao longo da rua Serpa Pinto e na Praça Visconde Serra do Pilar, onde se encontram afixadas em varandas dos edifícios 50 imagens de Paulo Semblante Mendes e Nelson Monteiro Magalhães.

Galerias com arte no centro histórico

No centro histórico duas antigas lojas devolutas foram convertidas em ‘Galerias com arte’ e passaram a acolher duas exposições de obras de artistas da região.‘Contos para te contar’ é o nome da mostra que junta no mesmo espaço trabalhos dos artistas plásticos Fernanda Narciso e Mário Rodrigues, recentemente desaparecido. A exposição pode ser visitada no edifício do antigo Hotel Abidis, n.º 91, na Rua Serpa Pinto.

 A escassos metros, ainda na mesma rua, no n.º 60, está patente a exposição ‘Memórias’, projeto que reúne pinturas de Cremilda Salvador, Noémia Tomás e António Cordeiro, artistas que, individualmente, ou em conjunto já participaram em várias têm exposições, tanto em Portugal, como em Espanha. As exposições podem ser visitadas até ao dia 11 de agosto, de segunda a sexta-feira, de manhã entre as 10h00 e as 13h00, e de tarde, entre as 15h00 e as 18h00. Aos sábados, funcionam entre as

10h00 e as 13h00.

Pintura de Salgueiro Maia na antiga EPC

Na fachada principal da antiga Escola Prática de Cavalaria pode agora ser contemplada uma pintura mural da autoria de João Samina. O artista recriou a figura do malogrado Capitão de Abril, Fernando Salgueiro Maia, que daqui saiu rumo a Lisboa na madrugada de 25 de Abril de 1974.

Urbanidade – 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)

Até 24 de dezembro, continuam os festejos com a exposição ‘Urbanidade -150 Anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)’. A mostra pode ser vista em diferentes pontos do planalto, onde várias telas apresentam a evolução da terra através de imagens acompanhadas por pequenos textos explicativos. A exposição divide-se em duas partes, a segunda encontra-se na Casa do Brasil – Casa Pedro Álvares Cabral, onde a cerca de 300 fotos se juntam objetos e filmes que mostram as principais conquistas da jovem cidade, desde a cultura e do desporto, educação e saúde, ao abastecimento e saneamento público, dos transportes e comunicações, até ao urbanismo, dos espaços verdes ou aos quartéis militares.

Exceto onde indicado, todos os espetáculos são de acesso gratuito.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Mais Ribatejo
Mais Ribatejohttps://maisribatejo.pt
O Mais Ribatejo é um jornal regional digital português, publicado desde maio de 2019, com sede em Santarém.
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

banner-união-freguesias-cidade-santarem

Comentários recentes

cartaz-aviso-vespa-velutina-almeirim
pubspot_img
Fechar