Na sequência do incêndio que recentemente assolou o Concelho de Mação, a Câmara de Mação afirma que se encontra à disposição dos produtores pecuários forragem e ração, que deve ser solicitada ou diretamente levantada na Junta de Freguesia de Cardigos, onde se encontra armazenada.
O açúcar disponível para alimentação dos enxames de abelhas afetados será distribuído pela Melbandos – Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação.
Os apoios do Governo para os produtores agrícolas atingidos por mais esta catástrofe resumem-se à Medida 6.2.2 do PDR para as freguesias de Cardigos e Amêndoa e à Medida 10 do PDR para a freguesia de Carvoeiro.
A Câmara Municipal de Mação, com o apoio das Juntas de Freguesia e da Acripinhal – Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal, irá apoiar a população em mais este momento de grandes dificuldades e de reconstrução.
Para além da permanente disponibilidade dos serviços competentes em Mação (Sede de Associações) e Sertã (Acripinhal), estão previstas, a partir de 12 de agosto, várias deslocações da equipa especializada a Cardigos (Junta de Freguesia, a partir da manhã de 12/8) e a Amêndoa (Junta de Freguesia, a partir da tarde de 12/8), onde os proprietários agrícolas se devem deslocar a fim de registar os prejuízos e avaliar da viabilidade da efetivação de candidatura visando restabelecer a componente produtiva destruída, que inclui construções agrícolas, tratores, alfaias e maquinaria agrícola, culturas permanentes como olival, vinha ou pomares, animais incluindo colmeias, sistemas e equipamentos de rega, vedações, etc.
O registo de prejuízos é gratuito, mas obrigatório para quem pretenda repor os meios de produção destruídos, sendo também completamente suportada pela Câmara Municipal e seus parceiros a formalização da candidatura e o seu acompanhamento. Os agricultores afetados deverão ser portadores de toda a documentação relativa às suas parcelas e da maior informação relativa aos prejuízos, incluindo número de árvores destruídas, metros de mangueiras ou vedações ardidas, etc.
INCÊNDIOS MAÇÃO 2019
LOCAIS E DATAS PARA A DECLARAÇÃO DE PREJUÍZOS
A Câmara de Mação sublinha que a primeira deslocação da equipa especializada às Juntas de Freguesia de Amêndoa e de Cardigos será no dia 12 de agosto, sendo que os técnicos regressarão a estes locais mais vezes para o efeito, em dias a definir.
• Sede de Associações
Rua do Adro, nº 14-16, Mação (em frente à Igreja Matriz)
Dias úteis das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h
Tlf. 241247031
• Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal
Rua Nuno Álvares Pereira, Lote 1, C/V, Sertã
Dias úteis das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h
Tlf. 274603077
• Junta de Freguesia de Cardigos (Igreja Velha): a partir das 10h do dia 12/8/2019
• Junta de Freguesia de Amêndoa: a partir das 14.30h do dia 12/8/2019