Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedade"Todos podem compostar" chega ao concelho de Vila Franca de Xira
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

“Todos podem compostar” chega ao concelho de Vila Franca de Xira

Em resposta às crescentes preocupações ambientais das populações, a Valor Sul desenvolveu o Projeto “Todos Podem Compostar!”. Este projeto vem introduzir compostores comunitários em zonas verdes, inseridas em meio urbano, em cinco municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). De acordo com o Comunicado de Imprensa difundido pela ValorSul, esta iniciativa surge “a pensar nas famílias que residem em prédios e que também gostariam de fazer compostagem”.

“Todos Podem Compostar” conta com a parceria e colaboração dos Municípios, que ficam responsáveis pela gestão e manutenção destes equipamentos. No Concelho de Vila Franca de Xira, o compostor comunitário está instalado no Eco Parque da Póvoa de Santa Iria, numa das maiores zonas de Hortas Urbanas do Concelho, constituída por 56 talhões.

Os resíduos que podem ser compostados dividem-se maioritariamente em “Castanhos” e “Verdes”, de acordo com o seguinte:

Castanhos (ricos em carbono, geralmente secos): Folhas secas, resto de relva cortada seca, palha ou feno, resíduos de cortes e podas, aparas de madeira e serradura, agulhas de pinheiros, casca de batata.

Verdes (ricos em azoto, geralmente húmidos): Folhas verdes, ervas daninhas sem sementes, restos de vegetais e frutas, borras de café, incluindo filtros, cascas de ovos (esmagadas), flores, folhas de saquetas de chá, aparas de relva frescas.

Resíduos a evitar colocar na compostagem (podem dar origem a maus odores, atrair animais (ratos, moscas, etc.) ou atrasar o processo): Restos de carne, peixe e marisco, produtos lácteos, cinzas, beatas de cigarros, medicamentos, resíduos de plantas tratadas com produtos químicos, excrementos de animais domésticos, resíduos não biodegradáveis (plástico, vidro, metal, pilhas, tintas, têxteis, etc.) e comida temperada ou com gordura.

Para saber mais sobre compostagem doméstica, consulte o site da ValorSul.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar