Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerFestas de Coruche começam esta quarta-feira para cinco dias de grande animação
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Festas de Coruche começam esta quarta-feira para cinco dias de grande animação

As festas de Nossa Senhora do Castelo em Coruche começam esta quarta-feira, 14 de agosto, data que assinala o arranque deste grande momento de encontro das gentes, o regresso dos emigrantes e a receção de forasteiros que reconhecem a grandiosidade das festas, pela profunda devoção a Nossa Senhora do Castelo, mas também pela multiplicidade de iniciativas que caracterizam o território coruchense, onde não faltará a gastronomia ribatejana nas tasquinhas, o fogo de artificio, espetáculos musicais, a animação taurina e tertúlias.

O concerto de abertura das Festas, esta quarta-feira, 14 de agosto, será um “Tributo à Música Portuguesa” que ficará a cargo da centenária associação do concelho, a Sociedade Instrução Coruchense, seguindo-se o muito aguardado Fogo de Artificio, que atrai milhares de pessoas às margens do Rio Sorraia para ver um magnífico espetáculo pirotécnico. Pela noite dentro, poderá ainda assistir ao espetáculo da banda ribatejana XERIFE, num concerto de originais ao bom estilo do rock’n’roll.

No dia da Assunção de Nossa Senhora e feriado nacional, 15 de agosto, é por tradição o dia da programação religiosa com a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que todos os anos traz a Coruche milhares de devotos, que em fé e oração acompanham Nossa Senhora do Castelo pelas ruas de Coruche até ao santuário.

À noite, o Festival de Folclore “António Neves” promete, como sempre, uma grande mostra etnográfica composta por sete ranchos folclóricos, representativos de várias regiões do país, mas também uma representação espanhola, da ilha de Maiorca.

O Dia do Aficionado, 16 de agosto, garante muita animação taurina que começa com a condução de cabrestos nas ruas, logo pela manhã, seguindo-se as Entradas e Encierros de toiros nas ruas do Centro Histórico. Haverá também o habitual desfile das tertúlias tauromáquicas que culminará no local da primeira tourada à corda, conduzida pelos pastores açorianos vindos da Ilha Terceira.

A noite do aficionado terá como destaque principal no Palco do Sorraia, o espetáculo de fado com Beatriz Felizardo seguindo-se o grupo Banza com divertidos momentos de Stand Up Comedy, a noite prossegue com mais animação taurina.

O dia 17 de agosto é o dia dedicado ao Campino do Sorraia e feriado municipal. Durante a manhã o destaque recai sobre o Cortejo Histórico e Etnográfico, ex-libris das festas, que atrai inúmeros visitantes ao centro histórico da vila, para além dos muitos participantes no desfile. Este ano sob o tema “Da Terra à Mesa”, o cortejo irá recriar o património gastronómico do concelho associado àquilo que as terras férteis proporcionam ao longo do ano e como isso influenciou os saberes e sabores coruchenses. Depois da homenagem ao Campino e da tradicional corrida de toiros, a noite fica reservada aos “THE GIFT” que irão apresentar, no palco principal, o seu novo disco “Altar”.

O último dia das Festas, 18 de agosto, será dedicado à Juventude. Mais um dia com muita animação taurina, realizando-se o segundo momento da Tourada à Corda, mas também com muitas outras atividades de âmbito taurino. A noite está reservada para a banda “THE PILINHA” que fará as honras ao palco principal, com muito boa disposição e inspiração aos estilos Ska e Reggae, exclusivamente em português. As Festas encerram com o espetáculo pirotécnico na frente ribeirinha do Rio Sorraia e a noite termina como todas as noites, com a animação do espaço tertúlia organizada pela Associação do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.

Para mais informações consulte

https://www.facebook.com/comissaodefestas.coruche/

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar