Há novas galerias de arte para visitar em antigas lojas e muita música ao vivo em mais uma semana de programação do In Santarém, neste verão de 2019.
Homenagem a David Bowie no Largo do Seminário
Na sexta–feira, 23 de agosto, a partir das 21h45, a Praça de Sá da Bandeira vai assistir a uma homenagem à vasta obra musical do cantor britânico David Bowie. É o regresso do tributo anual da banda de Santarém Get Back, dirigida por João Madeira. O grupo, que em anos anteriores já homenageou Beatles ou Pink Floyd, convidou este ano vários músicos da região para revisitarem a carreira do artista desaparecido em janeiro de 2016. Será a oportunidade de escutar e recordar um dos mais versáteis percursos musicais das últimas décadas.
Jazz no jardim Portas do Sol
Na noite de sábado, 24 de agosto, a partir das 21h45, a Cafetaria do jardim Portas do Sol vai ser palco para um espetáculo de música jazz com o João Mortágua Quarteto, grupo que inclui ainda Eduardo Cardinho, João Pereira e Manuel Brito, sendo este último o responsável pelo convite endereçado ao “um quarteto de luxo” com João Mortágua, já premiado como Músico do ano pela RTP, em 2017.
O Reportório vai ser composto por uma seleção de standards do cancioneiro norte-americano e música original dos próprios que passará por sonoridades da maior intensidade à mais fina delicadeza.
Novas exposições nas Galerias com Arte
Há novas exposições de arte para visitar no centro histórico desde a passada segunda-feira, 19 de Agosto, dia da inauguração. Trata-se da segunda fase da iniciativa ‘Galerias com Arte’, que pretende dar vida a lojas devolutas, situadas na Rua Serpa Pinto, no âmbito do projeto municipal Santarém Cultura, In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.
A exposição ‘Astrochimp92’, com obras de João Maria Ferreira, pode ser visitada no n.º 60 da Rua Serpa Pinto, enquanto os trabalhos de Rafael Pessoa Antunes, com o nome de ‘The Zookeeper – O Tratador do ZOO’, vão ser expostos a escassos metros de distância, no n.º 90 da mesma Rua Serpa Pinto.
As exposições podem ser visitadas até 21 de setembro, s de segunda a sexta-feira, das 10h às13h, e das 15h às 18h. Aos sábados estão abertas ao público apenas durante a parte da manhã, entre as 10h00e as 13h00.
Tradição com o Rancho Folclórico do Verdelho
Na manhã de sábado, 24 de agosto, o centro histórico da cidade recebe novamente um desfile dedicado a recordar as tradições e a etnografia regional, desta vez a cargo do Rancho Folclórico do Verdelho, sempre com o apoio do INATEL
Animação desportiva e Yoga para todos nas Portas do Sol
A ‘Animação Desportiva’ mantém-se no Jardim Portas do Sol nas manhãs de sábado, entre as 10h30 e as 12h00, onde decorrem diferentes atividades para famílias, com o apoio da DECATHLON.
No mesmo sítio, entre as 11h00 e as 12h00, realiza-se uma nova sessão de ‘Yoga para todos’, com a orientação dos monitores da AMA, Associação Movimento Aberto.
Cartografia Sentimental, uma nova interpretação de imagens antigas de Santarém
No Palácio Landal, no Largo Padre Chiquito, pode ser visitado a instalação Quercus faginea Lam., da autoria de Carla Cabanas. Desenvolvido para fazer parte da exposição Cartografia Sentimental, trata-se de um projeto composto por imagens de épocas distintas, vindas do arquivo do site Eu Gosto De Santarém. Retratam os habitantes locais e as suas atividades quotidianas, que aqui assumem o formato das folhas da árvore Quercus faginea/Carvalho-português, espécie nativa da região. A artista pretende invocar a queda sazonal das folhas, relacionando-as com as várias gerações de pessoas que viveram ou visitaram Santarém. A exposição pode ser visitada até 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30, e entre as 14h00 e as 17h30 e, aos sábados, entre as 10h00 e as 13h00.
Menu História com Arte… Pombinhas de Santarém
Está a decorrer em cerca de 30 cafés e pastelarias da cidade a campanha ‘Menu História com Arte… Pombinhas de Santarém’, uma parceria entre o Município de Santarém, as carnes Nobre e a Compal/Sumol. Associada ao culto do Espírito Santo, as Pombinhas de Santarém são um misto de pão e bolo tradicional feito de massa de farinha de trigo levemente adocicada, cuja criação está ligada ao “bodo” distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, que se comemora 50 dias após a Páscoa.
20 Lojas, 20 Fotografias
Em algumas travessas do centro histórico de Santarém, encontram-se expostas várias imagens com comerciantes locais. ‘20 Lojas, 20 Fotografias’, é um projeto concebido por Augusto Brázio e Nelson D´Aires, onde as imagens foram impressas em grande formato e colocadas nas travessas das ruas principais. Este trabalho, feito junto da comunidade comercial, recupera e dá protagonismos aos dinamizadores do centro histórico da cidade de Santarém.
ScalaBus In.Santarém, visitas turísticas gratuitas
Já se encontra em circulação no planalto scalabitano, o ScalaBus In Santarém, que oferece a possibilidade de se viajar gratuitamente com visitas orientadas, de quarta-feira a domingo, entre 23 de julho e 8 de setembro. As partidas acontecem sempre junto da Sala de Leitura Bernardo Santareno, no Jardim da Liberdade, entre as 10h00 e as 11h00. Uma parceria com a Rodoviária do Tejo para redescobrir o centro histórico sob diferentes perspetivas.
Exposição de fotografias ‘Portas e janelas da minha cidade’
Em permanência, pode ser visitada a exposição de fotografia ‘Portas e janelas da minha cidade’, patente ao longo da rua Serpa Pinto e na Praça Visconde Serra do Pilar, onde se encontram afixadas em varandas dos edifícios 50 imagens de Paulo Semblante Mendes e Nelson Monteiro Magalhães.
Galerias com arte no centro histórico
No centro histórico duas antigas lojas devolutas foram convertidas em ‘Galerias com arte’ e passaram a acolher duas exposições de obras de artistas da região. ‘Contos para te contar’ é o nome da mostra que junta no mesmo espaço trabalhos dos artistas plásticos Fernanda Narciso e Mário Rodrigues, recentemente desaparecido. A exposição pode ser visitada no edifício do antigo Hotel Abidis, n.º 91, na Rua Serpa Pinto.
A escassos metros, ainda na mesma rua, no n.º 60, está patente a exposição ‘Memórias’, projeto que reúne pinturas de Cremilda Salvador, Noémia Tomás e António Cordeiro, artistas que, individualmente, ou em conjunto já participaram em várias têm exposições, tanto em Portugal, como em Espanha. As exposições podem ser visitadas até ao dia 11 de agosto, de segunda a sexta-feira, de manhã entre as 10h00 e as 13h00, e de tarde, entre as 15h00 e as 18h00. Aos sábados, funcionam entre as10h00 e as 13h00.
Pintura de Salgueiro Maia na antiga EPC
Na fachada principal da antiga Escola Prática de Cavalaria pode agora ser contemplada uma pintura mural da autoria de João Samina. O artista recriou a figura do malogrado Capitão de Abril, Fernando Salgueiro Maia, que daqui saiu rumo a Lisboa na madrugada de 25 de Abril de 1974.
Urbanidade – 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)
Até 24 de dezembro, continuam os festejos com a exposição ‘Urbanidade – 150 Anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)’. A mostra pode ser vista em diferentes pontos do planalto, onde várias telas apresentam a evolução da terra através de imagens acompanhadas por pequenos textos explicativos. A exposição divide-se em duas partes, a segunda encontra-se na Casa do Brasil – Casa Pedro Álvares Cabral, onde a cerca de 300 fotos se juntam objetos e filmes que mostram as principais conquistas da jovem cidade, desde a cultura e do desporto, educação e saúde, ao abastecimento e saneamento público, dos transportes e comunicações, até ao urbanismo, dos espaços verdes ou aos quarteis militares.
Exceto onde indicado, todos os espetáculos são de acesso gratuito.