fbpx

Mação entra no plano de recuperação florestal de áreas ardidas

Em Empresas/Região

O Governo vai lançar um plano de recuperação agro-florestal para Mação, Sertã e Vila de Rei. Nestes três concelhos afetados por grandes incêndios, tanto em 2017 como em 2019, pretende-se recuperar a área ardida e ativar a gestão agro-florestal.

O grupo de trabalho que vai elaborar o Plano Integrado de Transformação Territorial resulta de uma iniciativa conjunta dos ministérios da Agricultura, da Economia, do Planeamento e do Ambiente. É coordenado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, inclui representantes dos quatro ministérios envolvidos, da AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, dos três municípios, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, das organizações de produtores agrícolas e florestais dos concelhos afetados e da Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul.

O despacho, já publicado em Diário da República, estabelece que 30 de abril de 2020 é a data limite para a apresentação do plano, sendo que o grupo de trabalho fica, depois, também responsável pelo acompanhamento da sua execução. A ordens são claras: o plano tem de ter por base “o reforço da aplicação dos programas de política agrícola, florestal, ambiental e de desenvolvimento regional”, tendo em conta medidas atuais e outras que possam ser incluídas através de política pós-2020, o quadro comunitário de apoio.

Além disso, garante o Governo, o acompanhamento e a execução do plano integrado de transformação territorial tem como objectivo final “um novo modelo de ordenamento da paisagem e a adoção de ferramentas de gestão agroflorestal inovadoras, que permitam ganhos de escala, incentivando sistemas de produção biodiversos, resilientes e sustentáveis” de forma a aumentar a resistência e resiliência aos incêndios rurais.

Em causa, a recuperação do território dos concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei, que já em 2017 foram atingidos por grandes incêndios, razão pela qual foram integrados no Programa de Revitalização do Pinhal Interior.

Leave a Reply

Recentes de Empresas

Ir para Início
%d bloggers like this: