Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoTomar tem cinco novos circuitos de Transporte a Pedido
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Tomar tem cinco novos circuitos de Transporte a Pedido

O mês de setembro trouxe novidades ao Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Entraram em funcionamento cinco novos circuitos no concelho de Tomar, que não estava totalmente abrangido com o serviço.

Para além dos circuitos Sabacheira e Olalhas, o Transporte a Pedido está a funcionar, desde o dia 2 de setembro, na zona sul do concelho, nas freguesias de Asseiceira, Paialvo, Madalena e Beselga e com dois circuitos pela freguesia de São Pedro de Tomar.

Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Tomar, afirma que os “os cinco novos circuitos que vieram complementar a rede do Transporte a Pedido, na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, são da maior importância”.

“Por um lado, permitiram uma intervenção relevante junto dos moradores de algumas áreas do território que, pelas suas características, eram mais marcadas por fatores como a interioridade e o envelhecimento da população. Por outro lado, este é claramente um modelo do futuro, em que se substitui a obsoleta rede de transportes públicos rodoviários, pesada e cara do ponto de vista energético e ambiental, por um modelo mais flexível e em linha com as possibilidades de gestão que nos são oferecidas pelas modernas tecnologias”, salienta a presidente.

A criação dos cinco circuitos é financiada no âmbito do PART, submetido ao Fundo Ambiental.

O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país.

À semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

As reservas são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226 de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário das 9:00 às 15:00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.

O Transporte a Pedido abrange 12 concelhos, 159.000 habitantes, 68 circuitos e 1.386 paragens.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar