Terça-feira, Abril 16, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedade"Say Yes, aprender a dizer sim" reúne 80 catequistas formadores em Fátima

“Say Yes, aprender a dizer sim” reúne 80 catequistas formadores em Fátima

“Say Yes, aprender a dizer Sim”, projeto de Catequese com Adolescentes
rumo às JMJ – Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2022, reúniu, este sábado, cerca de 80 catequistas vindos de 19 das 20 dioceses portuguesas, para formar acerca das etapas e roteiros que farão parte da proposta catequética.
No total mais de 30 mil adolescentes e 3 mil catequistas estão já
inscritos para participar na iniciativa que serve de ‘laboratório’ para
o novo projeto de catequese que entrará em vigor após a experiência das
Jornadas Mundiais da Juventude.

O Centro Catequético de Fátima foi o local escolhido para a primeira formação para catequistas que vão levar o projeto a outros agentes de pastoral das diferentes dioceses.

“Estão presentes, nesta formação, representantes de 19 das 20 dioceses o que reflete as expetativas que o agente de pastoral tem para com este projeto”, revelou D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Nascido em Lisboa e “alargado a todo o país” o «Say Yes, aprender a dizer sim» é um projeto de catequese com adolescentes que nasce da convicção de que “não poderíamos, enquanto Igreja e como catequese deixar passar a oportunidade de caminharmos com os mais novos, com aqueles que vão ser jovens em 2022. Desta certeza nasce esta proposta de caminho, de crescimento, de dinamismo que marque a fé das novas gerações”, explicitou o prelado.

O padre Tiago Neto, diretor da Catequese no Patriarcado de Lisboa, lembrou que o projeto de catequese com os adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022 surgiu num contexto “propicio para colocar em prática algumas perspetivas catequéticas que temos vindo a refletir na catequese com os adolescentes”.

“Não se trata de organizar a JMJ propriamente dita. Para isso haverá equipas de trabalho. O que queremos é ajudar ao trabalho prévio, à preparação espiritual e pastoral desse acontecimento único da vida de cada um de nós que vai ser a JMJ de Lisboa”.

Com mais de 30 mil adolescentes inscritos e 3 mil catequistas o projeto «Say Yes, aprender a dizer Sim» quer ser “espaço para os adolescentes crescerem na fé criando grupo uns com os outros e com a comunidade cristã”.

Durante o dia de sábado os catequistas formadores realizaram algumas das várias dinâmicas presentes no projeto e pela descoberta das estruturas das diferentes etapas.


Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar