Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerPeça de Teatro "Abu Zacaria, o último alcaide de Santarém" estreia...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Peça de Teatro “Abu Zacaria, o último alcaide de Santarém” estreia hoje no Teatro Sá da Bandeira

Esta quinta-feira, dia 12 de setembro, a Peça de Teatro “Abu Zacaria, o último alcaide de Santarém”, de José Fernando Gomes, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira. A Peça “Abu Zacaria”, cujo texto original do José F. Gomes foi adaptado pelo CDBS – Centro Dramático Bernardo Santareno/CIT – Curso de Iniciação Teatral, é representado pelas(os) jovens formandas(os) do CIT com a direção de Paula Nunes, inclui a banda sonora original de João Madeira e imagens em vídeo de Rui Bernardino. Apoio da Câmara Municipal de Santarém através do PAAAC – Programa de Apoio ao Associativismo e Agentes Culturais, Teatro Sá da Bandeira e Incubadora D’Artes.

Como tem sido prática comum nos últimos seis anos de atividade, o Curso de Iniciação ao Teatro (CIT) do Centro Dramático Bernardo Santareno, com direção de Paula Nunes, apresenta o seu espetáculo de final de ano (2018/2019). Para este ano decidiu-se representar Abu Zacaria, o último alcaide de Santarém, uma ideia e guião originais de José Fernando Gomes.

Espetáculo de cariz histórico situa-se cronologicamente no século XII, nos anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques (1147), onde governava o alcaide muçulmano Abu Zacaria, grande general e estratega muçulmano, que recebeu a incumbência de governar Santarém, depois de se ter distinguido na sua conquista islâmica. Em 1144, Zacaria consegue retardar a decadência almorávida, ao atacar com sucesso a vanguarda cristã, no bastião templário de Soure, aprisionando os seus defensores. A esses prisioneiros, vai oferecer a possibilidade de resgatarem as suas vidas, trabalhando como contrapartida, no reforço das muralhas da velha Xantarim. Entre a História e a ficção, Santarém é palco de uma grandiosa lição de tolerância e de respeito pela dignidade humana, que termina com o sacrifício trágico de alguns dos monges guerreiros templários, em nome da sua fé cristã.

(Duração) aproximada de 60’ (Classificação) M/10 anos

Preço: 3.50€

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar