Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoPrograma de Educação Parental apoia pais de crianças e adolescentes do município...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Programa de Educação Parental apoia pais de crianças e adolescentes do município de Azambuja

O Município de Azambuja volta a colocar em prática o Programa de Educação Parental Positiva e Consciente, no ano letivo 2019/2020. Este programa está inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo e é orientado pela Equipa EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município de Azambuja.

Este programa consiste em organizar “Grupos de Pais”, com o objetivo de desenvolver atividades de suporte e formação parental que ajudem os pais a compreender as suas próprias necessidades e as dos seus filhos, tal como, aspetos relacionados com o desenvolvimento infantil. Tem como objetivos específicos ajudar a conhecer melhor as suas necessidades e as necessidades dos(as) seus(suas) filhos(as); fortalecer a relação entre Pais e Filhos(as); promover comportamentos positivos – brincar e recompensar; encorajar a imposição de limites efetivos; definição de regras claras; e compreender a importância do elogio e do reconhecimento dos aspetos positivos dos filhos(as).

O Programa será desenvolvido ao longo de mais de uma dezena de sessões com frequência semanal, no horário previsto das 18h30 às 20h30, e orientados pelos Psicólogos Clínicos e Educadora Social da EMIC.

A metodologia baseia-se no processo colaborativo em que o dinamizador apoia e capacita os membros do grupo recorrendo ao modelo experiencial, ao modelamento por vídeo, role play e repetições. O Programa oferece um forte suporte do grupo e materiais de apoio no desenvolvimento do mesmo.

Poderão participar Pais ou outros adultos cuidadores de crianças/jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos. Serão criados dois grupos, um para crianças dos 3 aos 8 anos de idade e o outro grupo para crianças/jovens dos 8 aos 18 anos de idade. 

As sessões terão início no dia 08 de outubro para grupos dos 3 aos 8 anos e no dia 14 de outubro para os grupos dos 8 aos 18 anos de idade. Estão abertas as inscrições e a participação é gratuita.

Para mais informações e inscrições poderá contactar através do número de telefone 263 400 474 ou 263 400 496, por email emic.azambuja@cm-azambuja.pt ou dirigir-se ao edifício Páteo Valverde em Azambuja.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar