Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoTomar dá o corpo ao manifesto pelo Clima na Semana Global
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Tomar dá o corpo ao manifesto pelo Clima na Semana Global

Mais do que palavras vãs, em Tomar a palavra de ordem é passar à ação pelo clima. Município, escolas, associações, grupos informais e cidadãos anónimos protagonizam um vasto conjunto de iniciativas, de 20 a 27 de Setembro, integradas na Semana Global pelo Clima, que termina com uma ação de voluntariado para limpeza da cidade aberta a todos os interessados.

Município comprometido com a causa do clima – é um dos pioneiros a nível nacional na implementação de medidas de adaptação aos efeitos das alterações climáticas – Tomar aproveitou a dinâmica em curso no concelho, particularmente por parte dos estudantes do ensino secundário, para aderir à Semana Global promovendo um programa variado e muito centrado na ação.

Em concreto, irão decorrer duas iniciativas complementares de limpeza da cidade, a primeira já no domingo, no âmbito da campanha nacional Mãos à Obra e dinamizada por jovens, a segunda no dia 27, com uma ação de voluntariado dos funcionários do Município, mas aberta também a outras pessoas interessadas (as inscrições, por razões logísticas, devem ser feitas até final de segunda-feira, dia 23, pelo e-mail clima@cm-tomar.pt). Ao longo da semana continuará ainda a decorrer a campanha Beatão de recolha de beatas, devendo os interessados em participar dirigir-se ao Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental na Mata Nacional dos Sete Montes.

Também as escolas vão estar envolvidas, a começar pela pintura das bandeiras que tem estado a ser feita em diversos ATLs, com vista a serem hasteadas entre os dias 20 e 27 nos edifícios municipais e nas onze juntas de freguesia. Algumas escolas dos dois agrupamentos vão receber entre os dias 23 e 26 a sessão de conto “Os amigos são uma limpeza” dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo. E para os alunos dos ciclos seguintes haverá a realização de um quiz de temática ambiental e de uma palestra sobre alimentação orgânica e sustentável.

Da programação faz parte, igualmente, a Ceyceyra Medieval, recriação histórica na aldeia de Asseiceira, dias 21 e 22, que é um dos bons exemplos de como se pode fazer um evento de massas abolindo completamente a utilização de plástico descartável.

A Semana Global pelo Clima, em Tomar, integrará ainda as ações “Mexe-te: Jovens num Clima de Mudança”, sábado, 21, a partir das 10h30 no Mouchão; “Café com Pé na Lua”, também no sábado, às 16 horas no Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental da Mata dos Sete Montes (sujeito a inscrição para centroambiental@cm-tomar.pt); acesso gratuito aos autocarros dos Transportes Urbanos de Tomar, no domingo, no âmbito do Dia Europeu Sem Carros; apresentação do livro “Arremedilho aos homens minúsculos”, de Nuno Garcia Lopes, na segunda, dia 23, às 18 horas, na Livraria Nova.

Finalmente, uma referência a 25 de Setembro, quarta-feira, que será o Dia Sem Plástico, iniciativa de sensibilização em que se propõe que as pessoas interessadas se comprometam a não utilizar, durante 24 horas, plásticos descartáveis ou de uso único. O objectivo é que a população perceba o impacto que este tipo de plásticos tem no seu dia-a-dia e comece a tomar atitudes para reverter essa situação.

A programação da Semana está ainda aberta a outras iniciativas pertinentes e sustentáveis que venham a surgir. Os interessados devem entrar em contacto pelo e-mail clima@cm-tomar.pt ou através do telefone 249 329 877.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar